Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciada avaliação da atuação dos servidores no ano passado

Avaliação de Desempenho 2022

Iniciada avaliação da atuação dos servidores no ano passado

A 1ª etapa da Avaliação de Desempenho segue até o dia 27. É a hora de chefias avaliarem subordinados e superior imediato
por Laura Silveira publicado: 13/02/2023 13h03 última modificação: 13/02/2023 13h03

Nesta segunda-feira, 13, tem início a Avaliação de Desempenho 2022 no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), que consiste na apreciação do desempenho de cada servidor em função das atividades que executa na instituição, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

Participam do processo avaliativo, de uma forma geral, aqueles que tenham, no mínimo, oito meses de efetivo exercício no IFMS em 2022 e com, no máximo, duas faltas injustificadas por semestre no ano passado.

Nesta primeira etapa, que segue até o próximo dia 27, servidores que ocupam cargos de chefia devem avaliar, via Sistema de Avaliação de Desempenho, seus subordinados e o superior imediato.

Mas você sabia que não é todo servidor em cargo de chefia que participa dessa fase da Avaliação? O infográfico abaixo que traz o resumo sobre como funciona a participação:

Fluxo da 1ª Etapa da Avaliação de Desempenho 2022

Confira o cronograma completo do processo, que segue até abril, na página da Avaliação de Desempenho 2022.

Atenção: Se você possuir pendência em avaliação de desempenho de anos anteriores, procure o setor de gestão de pessoas da sua unidade durante o período da Avaliação 2022.

Avaliação de Desempenho - A coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Suelen Lapa, ressalta a importância deste momento para o IFMS, como um todo, e para cada servidor, especificamente.

"Além de ser subsídio para a concessão de progressão funcional aos servidores, a avaliação tem sido utilizada em processos seletivos de afastamento para pós-graduação", ressalta Suelen.

Segundo ela, o fato de haver um período específico em que toda a instituição precisa se mobilizar para rever e discutir o desempenho individual do ano anterior fomenta a reflexão sobre comportamentos, execução dos trabalhos e resultados entregues. 

"A avaliação favorece o alinhamento entre servidor e chefia, quando podemos conhecer as impressões dela sobre nosso trabalho e no sentido inverso, contribuir também com o seu desenvolvimento".

A coordenadora também aponta outros motivos que estimulam a participação na Avaliação.

"Além de ser subsídio para a concessão de progressão funcional aos servidores, a avaliação tem sido utilizada em processos seletivos de afastamento para pós-graduação, sendo mais um motivo para que os servidores fiquem atentos aos prazos das etapas da avaliação e a finalizem no prazo determinado em cronograma", finaliza Suelen.

Perfis - Realizada por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho, a avaliação divide os servidores em três perfis, com características específicas:

  • técnico-administrativo: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia;
  • docente: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata, é avaliado pela chefia; sua nota é 30% composta pela nota da Avaliação Docente pelo Discente; e
  • chefia: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia e pelos membros de sua equipe.

Dúvidas? Entre em contato com a Codev (), se for servidor lotado na reitoria. Nos campi, é necessário procurar a Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas).

Você também pode acessar o FAQ sobre a Avaliação de Desempenho.

Acompanhe o cronograma e não deixe de participar!