Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Já fez a compensação do recesso de fim de ano?

Trilhas de Formação

Já fez a compensação do recesso de fim de ano?

Se for compensar por capacitação, saiba que o IFMS oferta mais de 30 opções de cursos livres
por Laura Silveira publicado: 08/05/2024 15h57 última modificação: 08/05/2024 16h01

Ei, você lembra que o prazo de compensação do recesso de fim de ano está chegando ao fim? É isso mesmo, a data final é 31 de maio!

De acordo com o Ofício Circular - RT 10/2023, o servidor que tirou o recesso tinha quatro opções para a compensação (que totalizou quatro ou oito dias de trabalho, se optou por uma ou duas semanas): por reposição de horas, PGD/Teletrabalho, curso de capacitação, ou reposição de horas combinada com curso de capacitação.

Este post é especialmente para aqueles que optaram pela compensação por curso!

Pois, quem sabe, você possa escolher entre as mais de 30 opções de cursos livres ofertados pelo próprio IFMS. Propostos por servidores da instituição, todos são gratuitos e ofertados totalmente a distância, sem tutoria.

Os cursos têm carga horária que varia de 20 a 60 horas, e o certificado é emitido na própria Plataforma de Cursos Livres. Por isso, são uma ótima alternativa para quem pretende cumprir o prazo da compensação!

"Os servidores têm à disposição várias opções de cursos livres oferecidos pelo IFMS. Basta confirmar que a carga horária total dos cursos escolhidos corresponda exatamente ao total de horas a serem compensadas e que os cursos previamente realizados pelo servidor não sejam repetidos", ressalta a diretora de Desenvolvimento, Valorização e Qualidade de Vida das Pessoas, Amanda Cipriano.

"É relevante que as chefias auxiliem na seleção do curso mais adequado às necessidades do setor e ao desenvolvimento pessoal do servidor. Incentivamos a todos que consultem o catálogo de cursos e façam suas escolhas de maneira estratégica", ressalta a diretora Amanda Cipriano.

Ela explica que a escolha de quais cursos realizar deve ser combinada previamente entre o servidor e a chefia.

"É relevante que as chefias participem ativamente, auxiliando na seleção do curso mais adequado às necessidades do setor e ao desenvolvimento pessoal do servidor. A colaboração entre servidor e chefia é muito importante para a eficácia deste processo. Por isso, incentivamos a todos que consultem o catálogo de cursos e façam suas escolhas de maneira estratégica", ressalta Amanda.

Várias opções - Entre as temáticas abordadas nos cursos livres do IFMS estão o Moodle, videoaulas, inclusão e diversidade, inteligência artificial, idiomas, robótica, programação, entre outras.

Como são ofertadas mais de 35 opções, a Proen (Pró-Reitoria de Ensino) decidiu organizar todas elas em uma trilha de formação, composta por cinco trilhos, no intuito de facilitar a escolha.

1. Planejando atividades não presenciais
  2. Acessibilidade pedagógica
  3. Como produzir conteúdo multimídia
  4. Metodologias e estratégias para a EAD
  5. Desenvolvimento pessoal e profissional
"Os trilhos são compostos de diversos temas que podem ser articulados entre si. Dessa forma o servidor poderá percorrer os diferentes caminhos de acordo com sua necessidade de formação", explica a pedagoga Tania Brizueña, lotada na Proen.

"Começamos a perceber que os servidores tinham pouco conhecimento a respeito dos cursos livres e verificamos o quanto esses cursos poderiam contribuir com a formação e a necessidade dos profissionais da instituição", explica a pedagoga Tania Brizueña, lotada na Proen.

A partir daí, os cursos foram organizados numa trilha com cinco trilhos.

"Os trilhos são compostos de diversos temas que podem ser articulados entre si. Dessa forma o servidor poderá percorrer os diferentes caminhos de acordo com sua necessidade de formação".

O acesso aos cursos livres está disponibilizado na nova seção criada aqui na Página do Servidor.

Trilhas de Formação para Servidores do IFMS

Oferta - O Cread (Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância) é o setor responsável no IFMS pela oferta dos cursos na Plataforma On-Line, que hoje já conta com quase 100 mil inscritos.

Como são cursos sem tutoria, a própria plataforma oferece suporte, em caso de dúvidas ou qualquer dificuldade. Para isso, basta que o cursista preencha o Formulário de Apoio Técnico, disponível na página inicial do curso, relatando o problema que enfrenta. A partir daí, é realizado o atendimento solicitado.

O contato também pode ser feito pelo e-mail .

E se você se interessou não só em fazer os cursos, mas também em propor outros novos, saiba que os proponentes são responsáveis pelo conteúdo, elaboração e disponibilização das atividades avaliativas e da avaliação final.

"O Cread dá suporte técnico-pedagógico aos proponentes com reuniões virtuais e/ou presenciais, além do envio de orientações, formulação de relatórios com sugestões e/ou recomendações para os cursos em desenvolvimento; esclarecimentos de dúvidas, apoio integral na plataforma tanto para a organização do curso como para etapas posteriores de reunião e avaliação dos materiais para diagramação", enumera  o servidor Felipe Silva, responsável pela operacionalização dos cursos livres no setor.

Além disso, o Centro de Referência presta orientação para a escrita do projeto do curso e posterior submissão no edital de fluxo contínuo, configurações técnicas do curso em desenvolvimento, abertura do curso à comunidade para inscrição e realização do mesmo na plataforma on-line.

Para propor novo curso, o interessado deve seguir o fluxo dos cursos de extensão, que está disponível na página das Trilhas de Formação.