Desenvolvimento de Pessoas
Levantamento de necessidades para PDP 2022 vai até fim do mês
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) realiza, até o dia 31 de agosto, o levantamento das necessidades de capacitação para cada setor da instituição. A ação faz parte do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2022.
Conforme Ofício n° 08/2021, da Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas), as necessidades de capacitação devem ser discutidas em conjunto por cada setor da instituição. Na metodologia sugerida, o levantamento deve ser iniciado pela chefia.
“O plano é instrumento obrigatório para a concessão de afastamentos para pós-graduação, licença para capacitação e estudo no exterior, e para a realização de despesas com capacitação”, explica a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa.
“O plano é importante para direcionar as ações de desenvolvimento a serem realizadas e oferecidas pela instituição. Além de ser instrumento obrigatório para a concessão de afastamentos para desenvolvimento (pós-graduação, licença para capacitação e estudo no exterior) e para a realização de despesas com capacitação”, explica a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa.
De acordo com Suelen, durante a fase de prospecção, os servidores e setores devem pensar em necessidades e não em cursos específicos.
“Para a construção do PDP não falamos em cursos, e sim em necessidades de desenvolvimento. É necessário que o servidor ou setor identifique uma lacuna de desempenho que poderá ser eliminada por meio de uma ação de desenvolvimento (curso, evento, treinamento, entre outros)”, afirma.
Após o levantamento das necessidades e validação das chefias, as informações serão validadas pelo setor de gestão de pessoas do campus ou da reitoria e cadastradas no Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).
O PDP é aprovado pela autoridade máxima da instituição, a reitora no caso do IFMS. Somente após a aprovação do Sipec, as ações podem ser executadas pelas instituições.
Segundo Suelen, o acompanhamento desta execução é realizado pelo órgão central do Sipec, sendo obrigatório o envio de informações sobre a execução no sistema Portal Sipec, além de setores do IFMS.
“A execução do PDP é realizada pelos setores de gestão de pessoas a partir dos mecanismos de controles disponíveis, como o módulo Suap Capacitações, e planilhas de controle de afastamentos e despesas com capacitação”,detalha.
O Plano de Desenvolvimento de Pessoas é um instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas do Governo Federal, estabelecido pelo Decreto n° 9.991, de 28 de agosto de 2019.
Saiba mais sobre o assunto na página Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) .