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Comunicação

Saiba como sua ação no IFMS pode ser divulgada

Servidores podem encaminhar sugestões de pauta via formulário eletrônico até a quinta-feira da semana anterior à ação.
por Juliana Aragão publicado: 29/03/2018 09h17 última modificação: 29/03/2018 09h17
IFMS

É docente ou técnico-administrativo e desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão no campus onde atua ou na reitoria? Saiba que essa ação pode virar notícia em um dos canais de comunicação do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Restritas à comunidade interna ou abertas ao público, todas contribuem para a consolidação da imagem institucional.

Para sugerir a divulgação, é simples e rápido. Basta preencher e enviar o formulário online de sugestão de pauta, disponível na capa do site institucional. A sugestão deve ser encaminhada até a quinta-feira da semana anterior à ação.

Além do nome, o servidor deve informar em qual unidade do IFMS atua, seus contatos (e-mail e telefone), um resumo da sugestão de pauta (o que vai ocorrer, local e público-alvo), a data e o horário da ação, se é gratuita ou paga, como fazer a inscrição, se houver, além de um meio de divulgação da ação (site, e-mail ou telefone).

Ao final do preenchimento, o proponente da pauta tem a opção de anexar um arquivo de até 10 MB. Dá pra enviar a programação da ação, algum material de divulgação que já tenha sido produzido, ou ainda fotos que possam ser divulgadas. Lembre-se: quanto mais informações sobre o assunto, melhor!

Quais assuntos podem ser sugeridos? - Projetos de pesquisa, atividades e eventos de extensão, participação de estudantes e professores em eventos científicos e tecnológicos, ações que promovam a saúde e a qualidade de vida, competições esportivas. Esses são só alguns dos assuntos que podem virar notícia no IFMS.

Todas as sugestões de pauta enviadas são analisadas pelos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), setor responsável pelo gerenciamento de conteúdo dos canais de comunicação do IFMS.

"Informações de interesse público sempre terão prioridade de divulgação, assim como aquelas que contribuem diretamente para o cumprimento da missão institucional. Nosso foco é dar visibilidade às ações da instituição", aponta a jornalista Laura Silveira.

Os jornalistas decidem se o assunto irá ou não virar notícia, com base nos seguintes critérios de "noticiabilidade":

  • Relevância: informações de interesse público são prioritárias.
  • Ineditismo: por ter o caráter inédito, a informação ganha força.
  • Atualidade: pautas "frias" (não factuais) poderão ser descartadas caso surjam pautas "quentes" (factuais).
  • Abrangência: quanto maior o número de pessoas interessadas na informação, maior a chance de publicação.
  • Proximidade: notícias próximas do leitor/espectador, seja geográfica ou culturalmente, geram mais interesse.
  • Intensidade: informações que provocam impacto, em geral, se transformam em notícia..

A jornalista do IFMS e editora de texto dos canais oficiais de comunicação, Laura Silveira, explica que, para ser divulgada, a informação precisa atender, pelo menos, a um desses critérios.

"Informações de interesse público sempre terão prioridade de divulgação, assim como aquelas que contribuem diretamente para o cumprimento da missão institucional. Nosso foco é dar visibilidade às ações da instituição. Nesse sentido, a comunicação é usada exclusivamente para atender aos interesses do Instituto Federal e da sociedade, não de gestores ou servidores".

Saiba onde a notícia poderá ser publicada - Outra atribuição exclusiva da Ascom é definir em qual canal de comunicação institucional a informação será divulgada.

As pautas sugeridas podem ser divulgadas em seis canais, cada um com características muito específicas:

Site do IFMS: é o principal canal de comunicação da instituição, e onde são publicadas notícias de interesse público e que dão visibilidade ao IFMS. Informações sobre abertura de novos cursos e vagas, investimentos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e ações que divulgam a missão institucional têm espaço garantido no site.

Agenda IFMS: com versões impressa, digital e para o e-mails do servidores, o informativo semanal divulga ações desenvolvidas nos campi e na reitoria. São notícias que podem interessar tanto o público interno quanto o externo, o que inclui notas sobre capacitações, cerimônias de formatura, reuniões setoriais, entre outras.

Página do Servidor: criada exclusivamente para atender os servidores, reúne informações de interesse dos docentes e técnicos-administrativos. Além de conteúdos sobre averbação de tempo de serviço, saúde do servidor, redistribuição, avaliação de desempenho, o site tem a seção Perfil do Servidor e uma galeria de fotos.

Boletim Entre Nós:  enviado a cada 15 dias para o e-mail dos servidores, o informativo reúne conteúdos publicados originalmente na Página do Servidor e no Site Institucional, além de informações provenientes de outras fontes. A regra é que a notícia seja de interesse dos docentes e técnicos-administrativos.

Facebook do IFMS: com quase 18 mil seguidores, a página oficial do IFMS no Facebook é um eficiente canal de divulgação de informações institucionais e interação com a sociedade. Nela, são divulgadas as notícias publicadas no site, bem como conteúdos específicos e campanhas criadas pela Ascom.

IFMS Comunica: Em 2018, o boletim de notícias audiovisual da instituição terá temas específicos e será produzido nos campi. Na edição deste mês, os estudantes do Campus Jardim mostraram como funciona a TecnoIF, a Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS.

A jornalista do IFMS lembra que os servidores podem sugerir conteúdo para qualquer um dos canais de comunicação. 

"Só é importante esclarecer que se a notícia não é publicada no site, poderá ser divulgada em outro canal de comunicação. Recentemente, nós colocamos a Agenda IFMS na capa do site, exatamente para dar mais destaque ao conteúdo publicado. No caso do Facebook, se o servidor nos enviar informações e fotos com qualidade sobre fatos relevantes para instituição, nós podemos fazer a divulgação pós-ação", ressaltou. 

Laura também explica porque é importante que a pauta seja sugerida até a quinta-feira da semana anterior à ação.

"Por exemplo, um professor de determinado campus iniciará um curso de extensão no dia 9 de maio. A sugestão tem que ser enviada até o dia 3 para que tenhamos tempo hábil de incluir a informação na próxima edição da Agenda IFMS, caso defina-se que esse seja o canal apropriado para a divulgação. No caso da Agenda IFMS, especificamente, o processo de produção tem a diagramação como uma das etapas, o que demanda mais tempo", esclarece.

Há casos em que a sugestão de pauta deve ser feita após o fato ser concretizado. A conquista de um prêmio, por exemplo, ou os resultados de determinado projeto de pesquisa. A sugestão também deverá ser feita pelo formulário eletrônico, e a Ascom avaliará com base nos mesmos critérios. A diferença é que a pauta já se torna automaticamente inviável para a Agenda IFMS, já que o informativo reúne apenas ações que serão realizadas durante a semana corrente.

Para a Página do Servidor, docentes e técnicos-administrativos também podem sugerir conteúdo, ou seja, assuntos que consideram importante constar no canal. Sugestões de entrevistas para a seção Perfil do Servidor e envio de fotos para a galeria também são bem-vindas!

Notícias sugeridas por servidores - Entre janeiro de 2013 e fevereiro deste ano, a Ascom recebia sugestões de pauta por meio de uma planilha compartilhada com os servidores. Nesses cinco anos, foi enviado um total de 574 sugestões. Dessas, muitas viraram notícia nos canais de comunicação institucionais!

Em fevereiro deste ano, a enfermeira do Campus Corumbá, Sofia Robban, sugeriu uma pauta sobre o projeto "Ação Saúde IFMS". Na sugestão, a servidora explicou que, durante cinco meses, a turma de um curso técnico integrado receberia informações para prevenção ao uso de álcool e outras drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

Na ocasião, a Ascom não tinha um jornalista com disponibilidade para apurar as informações, entrevistar as fontes e redigir a notícia. "Guardamos" a sugestão de pauta e, no segundo semestre, entramos em contado com o campus para saber se haveria uma nova etapa da ação. Resultado: a matéria com o título Projeto leva orientações sobre saúde a estudantes de Corumbá foi publicada no site no dia 28 de setembro. Tem até galeria de fotos!

Outra sugestão que virou notícia veio de Dourados, em outubro do ano passado. A secretária do Gabinete, Alexandra de Souza, que atua como auxiliar da Ascom na unidade, informou - via planilha - que os estudantes Nycholas Silva Fróes e Lucas Dias Ricardo estavam credenciados para a Mostra Nacional de Foguetes, que ocorreria no Rio de Janeiro.

Ficamos de olho no resultado e, no mês seguinte, olha só a notícia publicada em destaque na capa do site: Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes. Os meninos ficaram "famosos" e nós divulgamos uma ótima notícia, mostrando que as ações de ensino e pesquisa no IFMS podem resultar em reconhecimento e premiações nacionais.

Nos dois casos, a Ascom enviou releases das matérias para a imprensa e muitos veículos de comunicação replicaram a notícia. Ou seja, graças às sugestões dos nossos servidores, o IFMS ficou mais conhecido!