Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vai começar a Avaliação de Desempenho

Gestão de Pessoas

Vai começar a Avaliação de Desempenho

Processo referente ao exercício do ano passado tem início em fevereiro nos dez campi e reitoria.
por Laura Silveira publicado: 01/02/2018 08h20 última modificação: 01/02/2018 10h36
IFMS

A Codev (Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida), setor responsável pelo Programa de Avaliação de Desempenho no IFMS, divulgou nesta quarta-feira, 31, em palestra realizada na reitoria, o cronograma do processo neste ano. As etapas estão previstas para ocorrer entre fevereiro e abril, simultaneamente em todas as unidades da instituição.

Na atividade, intitulada Avaliação de desempenho e feedback: agressivo, passivo ou assertivo?, a psicóloga Sofia Urt também repassou orientações sobre os procedimentos de avaliação e reforçou a importância deste momento para os servidores da instituição.

“É importante que a avaliação seja feita de maneira consciente, tanto na hora de se auto avaliar quanto no momento de avaliar a chefia imediata. Que possamos todos conduzir bem este processo e alcançar as melhorias necessárias para as equipes de trabalho”, ressaltou a psicóloga.

“É importante que a avaliação seja feita de maneira consciente, tanto na hora de se auto avaliar quanto no momento de avaliar a chefia imediata. Que possamos todos conduzir bem este processo e alcançar as melhorias necessárias para as equipes de trabalho”.

O reitor Luiz Simão Staszczak, presente na palestra, destacou o papel das relações humanas no desenvolvimento do IFMS.

“Falar de avaliação de desempenho é falar sobre relações humanas, quem somos como pessoas e, principalmente, como profissionais. Estamos todos desenvolvendo um trabalho em prol do IFMS e, quando melhoramos como servidores, melhoramos como instituição. A avaliação vem para contribuir e nos orientar neste sentido”.

A palestra será novamente ministrada na sexta-feira, 2, para os servidores da reitoria que não puderam participar anteriormente. Nos campi, o processo de avaliação é encabeçado pela Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas).

Confira o cronograma completo de cada uma das etapas na página da Avaliação de Desempenho ou na tabela abaixo.

Avaliação de Desempenho – Ferramenta de gestão de pessoas para apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.  No IFMS, a Avaliação também tem por objetivo a Progressão por Mérito.

Devem participar desta edição da Avaliação de Desempenho os servidores com, no mínimo, oito meses de exercício no IFMS até 31 de dezembro de 2017, e que não tenham mais de quatro faltas injustificadas durante o ano.

São três os perfis de servidores no processo: técnico-administrativo (autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado por ela), docente (autoavalição, avalia a chefia imediata, é avaliado pela chefia e sua nota é 30% composta pela nota do docente pelo discente) e chefia (autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado por ela e pelos membros de sua equipe).

No processo também constam etapas como reuniões de feedback individuais e das chefias com a equipe de trabalho, além do possível pedido de revisão da nota e recurso.

“Falar de avaliação de desempenho é falar sobre relações humanas, quem somos como pessoas e, principalmente, como profissionais. Estamos todos desenvolvendo um trabalho em prol do IFMS e, quando melhoramos como servidores, melhoramos como instituição. A avaliação vem para contribuir e nos orientar neste sentido”, apontou o reitor.

“O feedback é extremamente importante e fundamental para o fechamento do processo de avaliação. É necessário ter equilíbrio, saber se expressar, ter uma postura tranquila e estar aberto à opinião dos demais e a mudanças de postura no ambiente profissional”, apontou Sofia.

O que fazer agora? O primeiro passo é entregar à Cogep dos campi ou à Digep, os certificados de cursos e palestras realizados em 2017, com carga horária total de 20 horas. Se o servidor participou de atividades na própria instituição, não é necessário se preocupar, já que a Gestão de Pessoas abastece o sistema com os certificados emitidos.

Esta comprovação pode gerar o total máximo de cinco pontos na avaliação (0,25 ponto para cada hora de atividade).

Depois, é hora de fazer a avaliação dentro dos prazos estabelecidos no cronograma. Para preencher os formulários previstos em cada etapa, o servidor deverá acessar um sistema.

A senha é gerada automaticamente e enviada para o e-mail que o servidor tem cadastrado no Suap (Sistema Unificado de Administração Pública).

Caso seja o primeiro acesso ou o servidor não se lembre da senha, basta clicar em “esqueci minha senha” na página inicial do sistema.

Dúvidas? – Confira a seção de Perguntas Frequentes sobre a Avaliação de Desempenho ou também a apresentação sobre o assunto elaborada pela Codev.

Todas as informações sobre o tema estão disponíveis na Página da Avaliação.

Cronograma da Avaliação de Desempenho

DataEtapa prevista
29/01 a 05/02/2018
  • Divulgação do Programa de Avaliação de Desempenho
  • Sensibilização 
06 a 09/02/2018
  • Entrega dos certificados na Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) ou Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep)
15 a 26/02/2018
  • Chefia avalia subordinados e o superior imediato
27/02 a 05/03/2018
  • Servidor avalia a chefia imediata e se autoavalia
06 a 09/03/2018
  • Chefia realiza a autoavaliação
12 a 16/03/2018
  • Reuniões de feedback individuais (chefia e subordinado)
19 a 23/03/2018
  • Reuniões de feedback das chefias com a equipe de trabalho
26/03 a 02/04/2018
  • Reuniões de feedback individuais das chefias com seus superiores imediatos
03 a 09/04/2018
  • Reuniões de feedback das chefias superiores com a equipe de trabalho