Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta pré-seleção para oferta de bolsa de estudos no Canadá

Técnico-Administrativo

Aberta pré-seleção para oferta de bolsa de estudos no Canadá

Servidor selecionado fará curso intensivo de inglês em Toronto, entre abril e maio de 2024. Inscrições até 9 de janeiro
por Juliana Aragão publicado: 02/01/2024 10h16 última modificação: 02/01/2024 10h18

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) fará a pré-seleção de um servidor técnico-administrativo para a realização de capacitação internacional, com bolsa de estudos para um curso intensivo de inglês a ser ofertado neste semestre em Toronto, no Canadá.

A bolsa será concedida pelo Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) em parceria com a TSF (Toronto First Steps), agência internacional de educação para brasileiros que opera em Toronto. O valor previsto, de acordo com a chamada pública do Conif na qual o IFMS foi um dos dez institutos federais selecionados, custeará matrícula, mensalidade, material didático, seguro saúde e acomodação em casa de família.

A passagem aérea será custeada pelo IFMS, que manterá a remuneração do servidor durante o tempo de afastamento para capacitação internacional. A bolsa concedida pelo Conif e TSF não contemplará custos com passaporte e visto, transporte público, transfers, atividades complementares, alimentação, entre outros itens que ficarão a cargo do técnico contemplado.

Serão responsabilidades do servidor selecionado a emissão do passaporte, que deverá ser apresentado à Asint (Assessoria de Relações Internacionais) até 6 de fevereiro, e o visto para o Canadá, bem como a abertura do processo no Suap (Sistema Unificado de Administração Pública) para solicitar a dispensa de atividades e o afastamento do país. As orientações quanto à tramitação do processo constam no item 1.6.1 do edital de abertura da pré-seleção.

Confira o edital de pré-seleção publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - Deverão ser feitas até 9 de janeiro, por meio do preenchimento de formulário on-line.

Podem participar da pré-seleção técnicos-administrativos do quadro efetivo do IFMS que estejam em exercício, e que comprovarem conhecimento básico de língua inglesa com certificação de, no mínimo, 160 horas.

No ato da inscrição, o servidor precisará anexar a seguinte documentação:

• documento de identificação oficial com foto (preferencialmente o passaporte);
  • certificado ou declaração de curso básico de língua inglesa com, no mínimo, 160 horas;
  • declaração de ciência e autorização da chefia imediata para participação no programa de intercâmbio e posterior realização de um plano de trabalho junto à Asint, conforme item 4 do edital;
  • declaração de tempo de vínculo como técnico-administrativo do IFMS, em efetivo exercício, emitida pela Coordenação/Direção de Gestão de Pessoas da unidade do servidor;
  • documentos comprobatórios de participação em eventos, fiscalização, projetos e/ ou comissões, conforme critérios no item 9 e pontuações no Anexo I do edital, retificado em 30 de dezembro;
  • termo de compromisso assinado, conforme modelo disponibilizado, por meio do qual o candidato se compromete a divulgar sua experiência de intercâmbio à comunidade acadêmica e em atividades a serem definidas em conjunto com a Asint

Seleção - Será feita por uma comissão a ser designada especificamente para este fim e obedecerá os seguintes critérios:

• tempo de serviço;
  • participação em organização de eventos;
  • fiscalização de contratos;
  • participação em Comissões Permanentes como Coordenador;
  • participação em Comissões Permanentes como Membro;
  • participação em atividades de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão como Coordenador;
  • participação em atividades de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão como Membro.

A nota final do candidato será obtida a partir da soma simples dos critérios de seleção e totalizará até 45 pontos. Maior tempo de serviço no IFMS e maior idade serão os critérios de desempate.

Os resultados preliminar e final estão previstos para 16 e 19 de janeiro, respectivamente.

O contemplado deverá cumprir uma série de obrigações previstas no edital, dentre as quais frequentar as aulas, apresentar relatório das atividades exercidas no exterior após o término do afastamento, compartilhar a experiência com a comunidade acadêmica e participar de programas e eventos vinculados à política de internacionalização do IFMS pelo período mínimo de um ano. O não cumprimento acarretará em devolução de recursos à instituição.

Curso - Será oferecido pela agência TFS em parceria com a ILSC (International Language Schools of Canada Education Group) entre os dias 22 de abril e 18 de maio de 2024.

Intitulado Full Time Morning, o curso visa capacitar o servidor nas habilidades de comunicação em língua inglesa. Mais informações sobre a capacitação podem ser obtidas na página do ILSC.

O edital de pré-seleção é de responsabilidade da Asint e da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep). Dúvidas devem ser encaminhadas aos e-mails e .