Educação a Distância
Aberta seleção de instrutor para formação pedagógica
Está publicado na Central de Seleção do IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul) o edital de abertura do processo seletivo para instrutor do curso de Formação Pedagógica para Educação a Distância a ser ofertado pela instituição.
Para se inscrever, o docente ou técnico-administrativo deve pertencer ao quadro de servidores efetivos do IFMS, ter experiência comprovada em educação a distância e possuir regime de trabalho de 40 horas semanais, sendo tempo integral ou dedicação exclusiva para docentes.
O interessado deve atender ainda a um dos três requisitos a seguir apresentados:
- ser estudante ou pesquisador em área afim da unidade a ser ministrada; ou
- ter publicado sobre assunto relacionado ao tema da unidade a ser ministrada; ou
- possuir formação na área ou ter cursado ou ministrado disciplinas em programas de pós-graduação em área afim da unidade a ser ministrada.
O instrutor irá elaborar e organizar o ambiente virtual de ensino e aprendizagem, planejar atividades pedagógicas, e ainda será responsável pelo acompanhamento e avaliação dos estudantes.
Vaga - Será selecionado um único servidor para ministrar as quatro unidades do módulo, que são:
- Educação a Distância: fundamentos, metodologia e avaliação (15 horas)
- Tecnologias educacionais e a linguagem dialógica na EaD (15 horas)
- O papel do professor mediador presencial e mediador a distância (20 horas)
- O papel do professor conteudista - autor (20 horas)
O instrutor será remunerado conforme a “retribuição por encargo de curso e concurso”, conforme Regulamento n° 001, de 15 de dezembro de 2014 – Digep, observada a carga horária total das unidades.
Inscrições - Deverão ser feitas entre 13 e 23 de março, na Central de Seleção.
Os candidatos devem anexar à inscrição, em formato 'pdf' e em arquivo único, os seguintes documentos:
- comprovante de experiência na educação a distância;
- Currículo Lattes atualizado;
- Tabela de Pontuação (anexo I);
- cópia dos documentos que comprovem a pontuação apresentada na Tabela de Pontuação;
Seleção - Será realizada pelo Cread (Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância), Proen (Pró-Reitoria de Ensino) e Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas).
Os candidatos serão avaliados mediante a Tabela de Pontuação apresentada. Os critérios de pontuação e peso de cada um dos itens avaliados constam no próprio anexo I.
Em caso de empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate: experiência em EAD, conforme Currículo Lattes; maior tempo de serviço no IFMS; e maior idade.
O resultado preliminar será divulgado no dia 24 de março, e o final no dia 27.
Curso - A previsão é que a oferta da Formação Pedagógica para EAD tenha início em maio.
O curso busca promover a atualização dos saberes docentes relativos à educação a distância como ferramenta educacional, bem como capacitar os docentes para atuarem nos cursos a distância.
Com a formação de servidores na área, o IFMS visa possibilitar que os campi estejam aptos a ofertar, em seus cursos presenciais, até 20% de disciplinas na modalidade a distância.