Capacitação
Aberta seleção para mestrado em Informática na Educação
O IFMS está com seleção aberta para servidores interessados em ingressar no Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE). São 27 vagas para docentes e técnicos-administrativos, distribuídas entre os dez campi e reitoria.
"A área do curso é multidisciplinar, presente em todos os campi do IFMS. Essa oportunidade é especialmente importante para os técnicos-administrativos, que em sua maioria ainda não possuem formação em nível de mestrado”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Edvanio Chagas.
O curso é ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) por meio do Programa Mestrado Interinstitucional da Capes (Minter). Esta é a primeira vez que o IFMS oferta uma seleção de mestrado interinstitucional. O investimento da instituição na formação é de R$ 480 mil.
“O Minter possibilitará, principalmente, que servidores do interior do estado tenham acesso a uma capacitação em nível stricto sensu. A área do curso é multidisciplinar, presente em todos os campi do IFMS. Essa oportunidade é especialmente importante para os técnicos-administrativos, que em sua maioria ainda não possuem formação em nível de mestrado”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Edvanio Chagas.
Inscrição - É gratuita e teve o prazo prorrogado até 3 de outubro. Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário eletrônico indicado no edital.
O candidato precisa preencher as informações solicitadas e anexar a documentação exigida, que inclui:
- Termo de Compromisso do Candidato;
- Termo de Compromisso da Chefia Imediata;
- Anteprojeto de Pesquisa, com 4 a 6 páginas, vinculado às linhas do programa e contendo dados de identificação, título, problema, objetivos, justificativa, impacto social, referencial teórico, metodologia e bibliografia.
O curso é totalmente gratuito e custeado pela parceria entre IFRS, IFMS e Capes, sem custos adicionais aos servidores aprovados.
Para auxiliar os interessados a tirar dúvidas, foi realizada uma live de apresentação do curso, que explicou detalhes sobre a proposta, funcionamento e processo seletivo.
▶️ Confira o vídeo da reunião na íntegra!
➕ Informações estão disponíveis nos slides de apresentação do Minter.
➡️ O Edital nº 071/2025 com todas as regras está disponível na Central de Seleção.
Curso - Com duração de até 24 meses, o início das aulas está previsto para novembro, de forma predominantemente presencial, em encontros intensivos no Campus Campo Grande. Há flexibilidade para realização de atividades remotas, conforme o planejamento pedagógico e as diretrizes da Capes.
A organização curricular prevê seis semanas de aulas concentradas, a serem realizadas entre novembro e dezembro de 2025 e entre março e junho de 2026. Cada semana contará com cinco dias de atividades (de segunda a sexta-feira), em período integral de oito horas por dia, com a participação de dois docentes e dois componentes curriculares por etapa.
Além disso, há previsão que ocorra:
- em agosto de 2026, de forma remota, o evento de apresentação dos pré-projetos;
- entre outubro e novembro de 2026, a realização das qualificações; e
- em agosto de 2027, a apresentação dos produtos finais, em um evento científico aberto à comunidade.
O egresso do mestrado será capacitado para analisar, organizar, dirigir, implementar e avaliar atividades e processos educacionais e tecnológicos; participar da elaboração, implementação e avaliação de projetos, programas e ações voltados à área educacional, propostos por diferentes setores da sociedade; além de propor, monitorar e avaliar ações e inovações no contexto educacional, visando melhorias nas condições produtivas, de ensino e de trabalho, bem como a promoção da responsabilidade social em âmbito nacional e internacional.
Dúvidas podem ser encaminhadas para: propi@ifms.edu.br
* Texto alterado às 7h26 de 30/09/2025 para a inclusão da informação de que o prazo de inscrições, que era até 28 de setembro, foi prorrogado até 3 de outubro, de acordo com o edital retificador publicado em 29/09/2025, e também para a correção do link do Edital nº 071/2025.