Tecnologia da Informação
Como pedir ajuda no IFMS se o computador bugar?
Problemas com os computadores instalados nas estações de trabalho, seja por necessidade de um novo programa ou por um bug que apareceu de repente, são super comuns e atrapalham a rotina.
Para facilitar o acesso dos servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) às soluções oferecidas pela instituição, a Dirti (Diretoria de Tecnologia da Informação) criou um Catálogo de Serviços de Tecnologia da Informação.
Além dos problemas comuns com os computadores, o documento organiza e apresenta os principais serviços prestados pela equipe, descrevendo suas características, procedimentos de solicitação e prazos de atendimento.
O diretor da Dirti, Willian Dias, destaca que o material é um tira dúvidas. "Colocamos o que é função do setor de Tecnologia da Informação e como se deve fazer o pedido de atendimento. Ao ler o manual, o usuário saberá quais os passos necessários para pedir ajuda”, explicou.
“Colocamos o que é função do setor de Tecnologia da Informação e como se deve fazer o pedido de atendimento. Se todos tiverem conhecimento e souberem como pedir o serviço, o atendimento será muito mais rápido”, explicou Willian Dias.
Apesar de estar publicado no site do IFMS desde abril, uma pesquisa realizada pela Dirti em julho deste ano identificou que apenas 28% dos servidores do IFMS já tinham lido o documento. “Se todos tiverem conhecimento e souberem como pedir o serviço, o atendimento será muito mais rápido”, complementou o diretor.
O Catálogo de Serviços de Tecnologia da Informação está disponível no site do IFMS.
Como chamar por um serviço? - A solicitação deve ser feita pelo e-mail sd@ifms.edu.br.
A mensagem deve conter a descrição da solicitação com o máximo detalhamento possível. No texto do chamado, é importante descrever qual o erro ou o que está sendo solicitado. Mensagens exibidas pelo hardware podem ser enviadas para ajudar na compreensão da situação.
Frases como “Estou com problemas no computador” ou “Nada está conectando”, por exemplo, são genéricas e podem provocar uma demora maior no atendimento.
Segundo a coordenadora de Infraestrutura, Redes e Telecomunicação do IFMS, Suellen Figueiredo, é importante descrever bem a situação, mesmo que a pessoa não saiba os termos técnicos. “O servidor pode escrever do jeito dele, com as palavras dele. Toda a informação é importante para resolver mais rápido o problema”, afirmou.
O atendimento pode ser feito online ou presencialmente. Tudo depende da demanda.
Saiba quais serviços a Dirti oferece:
- uso de dispositivos na rede (notebooks, smartphones, tablets, etc.)
- criação de novos acessos à rede;
- criação de e-mail institucional;
- criação/alteração de unidade de compartilhamento no servidor de rede;
- criação de grupos de discussão e/ou inclusão de usuários;
- renovação de senha de usuário de rede;
- instalação de computador ou impressora;
- agendamento de webconferência;
- agendamento de videoconferência;
- acesso a sistemas (Moodle, Sistema Acadêmico, Suap, Siga ADM e outros)