Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital de fluxo contínuo destina apoio a publicações científicas

Pesquisa e Extensão

Edital de fluxo contínuo destina apoio a publicações científicas

Servidores podem solicitar auxílio financeiro para publicação de artigos e relatos de experiência
por Osvaldo Sato publicado: 26/04/2022 08h18 última modificação: 26/04/2022 08h29

Está publicado na Central de Seleção o Edital n° 22/2022, de fluxo contínuo para concessão de auxílio à publicação de artigos científicos e relatos de experiência, destinado a servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

Podem submeter propostas docentes e técnicos-administrativos que desenvolvam pesquisas no Instituto e/ou em instituição parceira com a qual haja acordo de cooperação formalizado.

O valor total do fomento é de R$ 45 mil. Cada proposta poderá receber auxílios que variam de R$ 300 a R$ 3 mil, conforme disposto no edital.

Os recursos deverão ser usados para custear parcialmente ou integralmente taxas de:

• tradução e/ou revisão de artigo científico para língua estrangeira;
  • publicação de artigo científico em periódicos científicos de elevado impacto;
  • revisão textual de manuscritos e relatos de experiências de extensão.

Submissão - Pode ser feita até 30 de novembro, por meio de abertura de processo no Suap (Sistema Unificado de Administração Pública).

O servidor pesquisador e/ou extensionista deverá indicar no processo, como interessados, o (a) diretor (a) de Pesquisa no IFMS, a Diretoria de Extensão (Direx) e o (a) coordenador(a) de Pesquisa e Inovação do campus onde está lotado.

Depois, o interessado deverá inserir arquivo no formato PDF, com acesso restrito, contendo todos os documentos elencados no item 6.7 do edital.

Após criado, o primeiro trâmite do processo deverá ser realizado pelo servidor, tendo como “Setor de Destino” a Dirpe (Diretoria de Pesquisa), ligada à Propi (Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação).

Projetos - Cada servidor pesquisador e/ou extensionista pode ter até duas propostas de artigo ou relato de experiência a ser financiadas pelo edital.

Um mesmo manuscrito científico não poderá ser apresentado por diferentes autores ou a diferentes periódicos.

A proposta deve, ainda, estar vinculada a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais acordados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

Seleção - A análise final das propostas será realizada pelas diretorias de Pesquisa e de Extensão do IFMS, obedecendo a ordem de submissão e/ou homologação.

Em até 15 dias úteis após a homologação da proposta, a Propi e a Proex (Pró-Reitoria de Extensão) analisarão e darão publicidade ao resultado, na página do edital na Central de Seleção.

Caso contemplado, o auxílio financeiro será disponibilizado em até 60 dias após a homologação do resultado.

A prestação de contas deverá ser feita no prazo de 12 meses, a partir do recebimento do recurso.

Mais informações sobre o edital podem ser encaminhadas para o e-mail .