Extensão
Fique por dentro das novidades na extensão do IFMS
A Pró-Reitoria de Extensão do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) publicou três Instruções de Serviço que tratam sobre a criação e composição da Coaex (Comissão de Avaliação de Atividades de Extensão) e a regulamentação do registro, análise e acompanhamento das atividades de extensão.
“Desde 2016, a Pró-Reitoria de Extensão tem atuado no sentido de criar regulamentações, diretrizes e documentos que estabelecem como é desenvolvida a extensão no IFMS. Este processo culminou na publicação da Política de Extensão, que norteia todos os processos da área na instituição”, explicou o pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi Júnior
As Instruções de Serviço nº 001, 002 e 004/2019 estão disponíveis no site institucional do IFMS.
“Informações sobre submissão, análise, registro e acompanhamento das atividades de extensão no IFMS não precisam mais constar nos editais, o que facilita a leitura do documento e a compreensão do mesmo pela comunidade interna”, explicou o pró-reitor de Extensão, Aírton Vinholi.
Atividades de Extensão - A Instrução de Serviço nº 004/2019 estabelece os procedimentos para submissão, análise, registro e acompanhamento das atividades de extensão de fluxo contínuo no IFMS.
Nesse tipo de edital, servidores e estudantes podem submeter propostas de atividades de extensão para que sejam avaliadas e tenham a realização recomendada.
A Instrução de Serviço define, por exemplo, que o IFMS utiliza o módulo Extensão (SiEX) do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) para submissão e acompanhamento das atividades de extensão.
“A Instrução de Serviço deixa claro como são conduzidas as etapas de submissão, análise, registro e acompanhamento das atividades de extensão no IFMS. Essas informações não precisam mais constar nos editais, o que facilita a leitura do documento e a compreensão do mesmo pela comunidade interna”, explicou o pró-reitor.
Coaex - De natureza avaliativa, propositiva e consultiva, a Comissão de Avaliação de Atividades de Extensão será constituída para gerenciar as atividades da área em atendimento à Política de Extensão do IFMS.
As atribuições, o funcionamento e a composição da Coaex no âmbito da reitoria estão disponíveis na Instrução de Serviço nº 002/2019. São objetivos da Comissão:
- contribuir para o aprimoramento das atividades de extensão no IFMS, articuladas ao ensino e à pesquisa;
- apoiar o desenvolvimento e a aplicabilidade da política institucional de extensão;
- oportunizar a interação entre as comunidades interna e externa;
- acompanhar e monitorar a execução das atividades de extensão.
Na reitoria, a Coaex será formada por dois gestores da Proex, como membros natos, e de dois a cinco servidores representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas para o mandato de dois anos.
A Instrução de Serviço nº 001/2019 define as atribuições, funcionamento e composição da Coaex nos campi.
As comissões deverão ter dois membros natos, gestores responsáveis pela extensão no campus, além de dois a cinco representantes de cada segmento da comunidade interna (estudantes, professores e técnicos-administrativos).
Os representantes serão designados pela Direção-Geral de cada campus e terão mandato de dois anos letivos, para docentes e técnicos-administrativos; e de um ano letivo para o segmento estudante.
"As comissões são um avanço, pois agregam servidores e estudantes com potencial extensionista. Eles poderão atuar como multiplicadores de conhecimento, pois dentro das comissões teremos muitas oportunidades de capacitações e diálogo", destacou Aírton.
"A criação das comissões é um avanço, pois agrega servidores e estudantes com potencial extensionista. Eles poderão participar do processo avaliativo e atuar como multiplicadores de conhecimento, pois dentro das comissões teremos muitas oportunidades de capacitações e diálogo", destacou o pró-reitor.
A previsão é que as portarias com as nomeações das comissões no âmbito da reitoria e dos campi sejam publicadas na primeira quinzena de fevereiro.
Extensão - No IFMS, é a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) a responsável por elaborar, superintender e acompanhar as políticas e diretrizes das atividades de extensão, de estágio e de acompanhamento de egressos, além de promover ações de inclusão, acessibilidade e diversidade.
Também são competências da Proex contribuir em ações institucionais de responsabilidade social e ambiental, bem como articular parcerias para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
Para nortear suas ações, a Proex elaborou a Política de Extensão, documento que reúne princípios, objetivos, diretrizes, responsabilidades dos gestores, monitoramento e instrumentos de gestão e avaliação adotados.
Saiba mais sobre a a extensão desenvolvidas no IFMS.