Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS inicia programa de formação continuada a servidores

IFMS inicia programa de formação continuada a servidores

Programa é dividido em seis módulos com carga horária de 40 horas cada
por Juliana Aragão publicado: 06/12/2016 16h00 última modificação: 12/01/2017 16h37

O Programa de Formação Continuada para o Ensino em Educação Profissional, Científica e Tecnológica do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) foi aberto nessa terça-feira, 6, com a palestra “Concepção dos Institutos Federais”, ministrada pelo professor Belchior Rocha, ex-reitor do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte).

Acompanhada por cerca de 50 servidores da reitoria, a palestra foi transmitida por videoconferência aos dez campi.

Belchior fez um resgate histórico da educação profissional no Brasil. A linha do tempo apresentada partiu de 1909, quando foram criadas as Escolas de Aprendizes Artífices, e chegou a 2008, com a lei de criação dos Institutos Federais.

"Até 2006, eram 140 escolas técnicas no país. Com os Cefets [Centro Federal de Educação Tecnológica] foi possível ofertar ensino superior. Surge, então, a necessidade de um novo modelo, capaz de fazer a interiorização da educação profissional e tecnológica, com foco no desenvolvimento regional, educacional, social e econômico", explicou.

O palestrante reforçou os fundamentos dos Institutos Federais. "Podemos citar a expansão da Rede Federal, a ampliação da oferta de cursos técnicos, a política de apoio à elevação da titulação dos servidores e a formação para o mundo do trabalho aliada à elevação da escolaridade. Formamos cidadãos trabalhadores e emancipados", pontuou.

Em relação à expansão da Rede Federal, o ex-reitor do IFRN destacou que em apenas cinco anos - entre 2006 e 2011 - foram construídas mais de 500 escolas de educação profissional e tecnológica no país. Atualmente, as 644 unidades concentram mais de um milhão de estudantes matriculados e cerca de 60 mil servidores.

A palestra sobre a “Concepção dos Institutos Federais” foi referente ao primeiro módulo do Programa de Formação, organizado pela Proen (Pró-Reitoria de Ensino), em parceria com a Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas).

Programa de Formação – Destinado a todos servidores do quadro efetivo do IFMS, terá duração máxima de dois anos.

Dividido em seis módulos de 40 horas cada, o programa de formação tratará ainda dos seguintes temas: currículo, profissão docente, avaliação, práticas de ensino, administração pública e Plano de Desenvolvimento Institucional.

“O objetivo final desse programa de formação é trabalhar a permanência e o êxito no IFMS. O servidor, ao compreender o papel dele dentro da instituição, colabora com a manutenção dos estudantes em sala de aula”, destacou Tânia Brizueña, diretora executiva de Políticas de Ensino e Educação dos Campi.

Em cada módulo, o participante assistirá a uma palestra sobre o tema, que será ministrada na reitoria e transmitida aos campi por videoconferência. As datas serão divulgadas posteriormente.

Após cada palestra, serão desenvolvidas atividades no AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) sob a supervisão de instrutores escolhidos por meio de processo seletivo. Os servidores poderão participar de fóruns, fazer a leitura de materiais complementares e assistir a vídeos sobre o tema em questão.

No AVEA, cada módulo será composto por quatro unidades, sendo que cada uma deverá ter duração de duas semanas.

Ao final do programa, os servidores vão receber certificados pelos módulos que concluíram.

Como participar – Os interessados podem se inscrever no Programa de Formação até 16 de janeiro, na Central de Seleção do IFMS.

São ofertadas 500 vagas, sendo que por módulo os inscritos serão divididos em duas turmas de 250 servidores.

O servidor irá se inscrever apenas para o módulo I. Ao final, ele deverá confirmar o interesse na próxima etapa. Caso haja vagas remanescentes nos módulos subsequentes, serão publicados novos editais de seleção.

A seleção será feita pela ordem de inscrição. A previsão é que as inscrições homologadas, por ordem de classificação, sejam divulgadas no dia 18 de janeiro.

As atividades no AVEA têm início no dia 30 do mesmo mês.

Serviço - Dúvidas e solicitações de informações sobre o programa de formação devem ser encaminhadas para o e-mail proen@ifms.edu.br. O telefone para contato é o (67) 3378-9540.

MódulosObjetivos
I - Concepção dos Institutos Federais Conhecer a história da Rede Federal e a concepção dos Institutos Federais; entender a Educação Profissional e Tecnológica, seus níveis e modalidades de ensino.
II – Currículo Discutir currículo; concepção de homem e sociedade; conhecer as concepções e metodologias de ensino para educação profissional (interdisciplinaridade e transversalidade)
III – Profissão docente Analisar as questões da docência no IFMS relativas a ensino, pesquisa e extensão; compreender a gestão em sala de aula, do planejamento à avaliação.
IV - Avaliação Discutir as concepções e instrumentos de avaliação; capacitar para elaborar/selecionar questões para ensinar e avaliar.
V - Práticas de ensino Conhecer e ampliar o repertório de práticas pedagógicas e metodologias ativas.
VI – Administração pública e Plano de Desenvolvimento Institucional Capacitar docentes para elaboração de compras de livros, materiais para laboratório e outros que atendam ao Projeto Pedagógico do Curso; capacitar para fazer Termo de Referência e especificação de compras; analisar e participar do desenvolvimento do planejamento estratégico para o IFMS, bem como seus regulamentos.