IFMS Consciente
Consumo eficiente é tema de campanha voltada a servidores
A campanha interna “IFMS consciente – seja eficiente, preserve o meio ambiente” tem início nesta segunda-feira, 5 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Por meio de material informativo, servidores da reitoria são sensibilizados a colaborar com a instituição para reduzir gastos com água e energia elétrica, além de incentivar a coleta seletiva e a redução na produção de lixo.
Até maio de 2018, a campanha tem como metas reduzir o consumo de água e energia em 10%, além de implantar a Coleta Seletiva Solidária.
A proposta foi elaborada pelo Comitê de Governança Sustentável (CGS) do IFMS, e estimula os servidores a ter atitudes simples no ambiente de trabalho, como apagar a luz antes de sair da sala, desligar o ar condicionado nos dias menos quentes e evitar o desperdício de água.
“Por ser uma instituição de educação, o IFMS não pode ficar de fora da responsabilidade social com o meio ambiente. Precisamos agir em busca da economicidade dos recursos naturais, e colocar em prática o que ensinamos nos bancos escolares sobre educação ambiental”, explicou Régia Avancini, presidente do Comitê.
A previsão é que nos campi a campanha seja implantada ainda este ano, com o levantamento das informações para que sejam estabelecidas as metas locais.
Coleta Seletiva Solidária – A ação será implantada, inicialmente, na reitoria, e deverá ser estendida aos dez campi do IFMS até o final de 2018.
Em cada setor serão disponibilizadas cestas identificadas para a coleta de material reciclável. O servidor só deverá descartar o lixo no local correto.
Caixas de coleta também serão colocadas nas copas. No caso das embalagens de alimentos, o servidor deverá fazer a higienização e só depois descartar no local correto.
Todo o material descartado será levado para o galpão do almoxarifado. Os materiais coletados serão encaminhados, periodicamente, para entidades assistenciais.
“Ao implantarmos a coleta seletiva solidária, colaboramos para a solução de um problema: o destino dos resíduos sólidos. Nosso objetivo não é só promover a coleta, mas fortalecer o contexto da educação ambiental. Pretendemos fomentar projetos de pesquisa e ações de extensão. Nós precisamos ser exemplo para os estudantes e para a sociedade a qual estamos servindo”, reforçou Régia.
Em busca de resultados – Uma equipe do Comitê de Governança Sustentável visitará os setores da reitoria para explicar como separar os materiais para a coleta seletiva e como ajudar o IFMS a atingir as metas.
A aferição das metas será realizada pelo CGS e divulgada trimestralmente aos servidores. Desta forma, será possível que a comunidade interna tome consciência de como está o andamento da campanha e colabore.
Dúvidas e sugestões devem ser encaminhadas ao e-mail cgs@ifms.edu.br .