Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciado processo de elaboração do documento

Plano de Desenvolvimento de Pessoas

Iniciado processo de elaboração do documento

Setores devem sugerir necessidades de desenvolvimento para planejamento de capacitações do ano que vem
por Laura Silveira publicado: 27/07/2023 14h46 última modificação: 28/07/2023 09h18

Mais uma vez, chegou o momento do ano no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em que servidores participam do levantamento das necessidades de desenvolvimento, como etapa inicial do processo de elaboração do PDP (Plano de Desenvolvimento de Pessoas) para 2024.

O documento reúne, anualmente, as demandas que, posteriormente, irão embasar o planejamento de capacitações para docentes e técnicos-administrativos da instituição. O PDP é um instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas do Governo Federal, estabelecida pelo Decreto n° 9.991/2019.

É importante saber que uma necessidade de desenvolvimento é uma declaração de um problema de desempenho de origem instrucional (ou seja, por falta de conhecimento, habilidade ou atitude) que afeta o resultado organizacional. Assim, uma ação de desenvolvimento (capacitação) contribuiria para resolver tal problema.

Assim como realizado no ano passado, o procedimento é realizado por meio do Portal Sipec (Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal).

Elaboração - Esta primeira etapa de Levantamento é constituída pela sensibilização do processo de elaboração do documento e identificação das necessidades de desenvolvimento por parte dos setores do IFMS.

Para o levantamento, é sugerido que os gestores se reúnam com suas equipes e comuniquem as necessidades potenciais. Cada setor pode elaborar um formulário para a coleta prévia das informações ou proceder da forma que julgar mais adequada.

Conjuntamente, a equipe definirá quais necessidades serão priorizadas em 2024 e então repassará as informações ao servidor do setor que foi cadastrado como usuário no Sipec, após indicação da chefia à Codev (Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida).

Importante: somente poderão ser realizadas as ações de desenvolvimento que estiverem contempladas no PDP do IFMS, inclusive para afastamentos para pós-graduação, licença para capacitação, realização de estudo no exterior e participação em treinamento regularmente instituído. Portanto, é fundamental que todos os setores participem da elaboração, de forma que possa contemplar de maneira equânime todos os servidores.

De acordo com o cronograma proposto pela Coordenação, após o cadastro das necessidades, os gestores devem validá-las até 1º de setembro.

A fase do Levantamento é finalizada com a análise e priorização das necessidades registradas no Portal Sipec pela unidade de Gestão de Pessoas do IFMS.

Já na etapa de Planejamento, a unidade de Gestão de Pessoas detalha eventuais soluções já reconhecidas para as necessidades priorizadas, com dados que facilitem, dentre outros, a análise pelo Órgão Central do Sipec e Enap acerca de disponibilidade e oferta de ações.

Ainda, sinaliza se a necessidade envolve/requer, provavelmente, uma ação a nível de educação formal, se a necessidade pode ser atendida por escola de governo própria, e registra informações complementares que julgar pertinentes para aquela necessidade.

Então, o PDP é enviado para aprovação da autoridade máxima da organização. O prazo para isso é 20 de setembro.

Por fim, há a etapa de aprovação e envio do PDP ao Órgão Central do Sipec, cujo prazo final é até 30 de setembro.

Somente após essa aprovação, as ações poderão ser executadas, a partir de janeiro de 2024.

Confira o detalhamento das etapas no Guia para Elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas!

Saiba mais no Infográfico de Elaboração do PDP!

Dúvidas? Demais orientações, etapas detalhadas da elaboração e demais informações sobre o tema estão disponíveis na Página do PDP 2024, na qual também estão publicados os PDPs do IFMS dos anos anteriores e o de 2023 (atualmente vigente).

Para mais esclarecimentos sobre o Plano, os servidores devem procurar a Cogep, nos campi, ou a Codev, na reitoria. Na página de Contatos é possível ver a relação completa dos e-mails.