Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciado processo de planejamento do IFMS para 2025

Planejamento Estratégico

Iniciado processo de planejamento do IFMS para 2025

Setores da reitoria já podem elaborar o Plano Anual Específico (PAE). Prazo para os campi começa em outubro
por Osvaldo Sato publicado: 18/09/2024 08h21 última modificação: 10/10/2024 10h08

Está aberto o prazo para que os setores da reitoria do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) elaborem e submetam no sistema on-line os PAE (Plano Anual Específico) para o ano de 2025.

O PAE é o documento que guiará as ações dos servidores de cada setor durante o próximo ano, e a construção dele deverá estar alinhada ao PDI 2024-2028 (Plano de Desenvolvimento Institucional).

O diretor de Planejamento e Gestão do Conhecimento, Antônio Eládio Neves, destaca que o objetivo é garantir que as ações estejam relacionadas ao planejamento estratégico estabelecido no PDI.

"As ações desenvolvidas ao longo do ano devem estar voltadas para alcançar as metas dos indicadores, que por sua vez, estão alinhadas aos objetivos estratégicos e perspectivas do PDI 2024-2028", explica o diretor de Planejamento e Gestão do Conhecimento, Antônio Eládio.

"As ações desenvolvidas ao longo do ano devem estar voltadas para alcançar as metas dos indicadores, que por sua vez, estão alinhadas aos objetivos estratégicos e perspectivas do PDI 2024-2028", explica.

Cada setor da reitoria deve alinhar seu planejamento às áreas prioritárias do PDI, que incluem:

• Ensino
  • Assistência ao Estudante
  • Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação
  • Extensão
  • Internacionalização
  • Gestão de Pessoas
  • Planejamento e Desenvolvimento Institucional
  • Administração
  • Tecnologia da Informação e Comunicação

Entretanto, todo o  planejamento anual para 2025 deve considerar a previsão orçamentária e o relatório de avaliação institucional, garantindo a integração com os objetivos e metas estabelecidos.

De acordo com a nova estrutura do PDI, o planejamento deve considerar quatro aspectos: Perspectiva, Objetivo Estratégico, Indicadores e Metas. As metas devem ser numéricas para facilitar a medição e acompanhamento dos resultados.

A elaboração do PAE deve seguir ainda os princípios da gestão participativa. A Dipla (Diretoria de Planejamento e Gestão do Conhecimento), ligada à Prodi (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional), recomenda a realização de reuniões de trabalho com as diretorias e coordenações para assegurar que as ações propostas no Plano estejam coerentes com o PDI.

Sistema - Os gestores da reitoria deverão submeter o PAE no Sistema de Planejamento até 13 de outubro.

O sistema foi desenvolvido para facilitar a elaboração dos PAE e também será usado para gerar os RAE (Relatório Anual Específico), além de otimizar o planejamento, acompanhamento e avaliação dos resultados de cada setor do IFMS.

Entre os dias 14 e 18 de outubro, os planos anuais serão analisados pela Dipla/Prodi e na semana seguinte, 28 a 30, o sistema será reaberto para que os setores façam os ajustes necessários.

Campi - Os diretores-gerais dos campi, em conjunto com os demais diretores e coordenadores, deverão submeter o planejamento para 2025 a partir de 16 de outubro. O sistema ficará aberto até 8 de novembro.

A previsão é que os PAE da reitoria e dos campi sejam finalizados até 6 de dezembro.

Ainda na primeira quinzena de dezembro, a Dipla enviará os planejamentos ao Cosup (Conselho Superior). A apresentação será feita em reunião extraordinária, com data a ser definida.

Cronograma | Setores da Reitoria

Prazo Etapa
18/09 a 13/10 Período de elaboração do PAE 2025
14 a 18/10 Análise dos PAE pela Dipla/Prodi
28 a 30/10 Reabertura do Sistema de Planejamento para ajustes, conforme orientações recebidas
31/10 Semana do Planejamento (setores da reitoria apresentam os PAE aos campi)
Até 05/11 Período para ajustes finais do PAE, com possíveis sugestões dos campi

Cronograma | Campi

Prazo Etapa
16/10 a 08/11 Período de elaboração dos PAE 2025
11 a 14/11 Análise dos PAE pela Dipla/Prodi
18 a 22/11 Reabertura do Sistema de Planejamento para ajustes, conforme orientações recebidas
25 a 27/11
(data a ser definida)
Semana do Planejamento (campi apresentam os PAE aos setores da reitoria)
Até 29/11 Período para ajustes finais do PAE, com possíveis sugestões dos setores da reitoria

Matéria atualizada às 10h de 10/10/24 para atualização do cronograma.