Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Minuto da Ética dá dicas de boas práticas aos servidores

Minuto da Ética dá dicas de boas práticas aos servidores

Vídeos gravados pela Comissão de Ética do IFMS têm como objetivo prevenir conflitos internos por meio da disseminação de informações sobre condutas éticas
por Juliana Aragão publicado: 29/05/2017 10h00 última modificação: 31/05/2017 10h42

A Comissão de Ética do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) inicia nesta terça-feira, 30, uma ação que busca prevenir conflitos internos por meio da disseminação de informações. “Minuto de Ética” é uma série de vídeos de curta duração com recomendações aos servidores relacionadas à conduta ética no ambiente de trabalho.

A primeira edição traz dicas sobre o uso do e-mail institucional. Temas como relações interpessoais no ambiente de trabalho, perseguição, relação professor e aluno, cortesia e patrimônio também serão abordados.

De caráter prioritariamente educativo, a Comissão de Ética IFMS tem como uma das competências previstas em seu Regimento Interno aconselhar o servidor no trato com pessoas e com o patrimônio público.

“Ao analisarmos os processos éticos no âmbito do IFMS, identificamos algumas fragilidades relacionadas à conduta dos servidores, por isso resolvemos atuar de forma educativa e preventiva com o Minuto da Ética, um projeto idealizado há pelo menos dois anos”, explica Rodrigo Falson, presidente da Comissão de Ética.

A ação também tem como objetivo divulgar o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, documento disponibilizado no Código de Conduta da Alta Administração Federal.

Os vídeos do “Minuto da Ética” serão publicados mensalmente na galeria de vídeos da Página do Servidor.

A ação é realizada em parceria com a Ascom (Assessoria de Comunicação Social), e tem o apoio do Cread (Centro de Referências em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância).

Sobre a Comissão de Ética – Prevista no Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, a Comissão também tem como competências promover eventos que propiciem a conscientização de condutas éticas, além de instaurar processos éticos e aplicar sanções cabíveis.

Denúncias de infração ética de um agente público, órgão ou setor específico podem ser feitas à Comissão de Ética. O denunciante deve apresentar a descrição da conduta, a indicação de autoria, caso seja possível, além de provas ou a indicação de como encontrá-las.

A Secretaria Executiva da Comissão de Ética do IFMS está instalada na reitoria, em Campo Grande. O contato pode ser feito presencialmente, pelo-mail ou pelo telefone (67) 3378-9501.

A atual composição da Comissão foi designada pela Portaria nº 329, de 17 de fevereiro de 2017.

Confira a primeira edição do Minuto da Ética: