Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça os novos diretores de campi no IFMS

Perfil

Conheça os novos diretores de campi no IFMS

Diretores eleitos em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas terão mandato até 2019
por Adriana Orrico Carvalho publicado: 02/05/2016 17h47 última modificação: 17/05/2016 08h06
Exibir carrossel de imagens Posse dos primeiros diretores eleitos

Posse dos primeiros diretores eleitos

Os novos diretores-gerais de seis campi do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) tomaram posse em reunião extraordinária do Conselho Superior (Cosup), realizada em Campo Grande, na última sexta-feira, 29, data da publicação das portarias de nomeação no Diário Oficial da União.  

Essa será a primeira gestão de diretores eleitos em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas, cujos mandatos estão previstos para encerrar em novembro de 2019.

Como nem todos os servidores se conhecem, nós resolvemos apresentar um breve perfil dos nossos colegas. Saiba onde atuaram antes de ingressarem no IFMS, a formação acadêmica de cada um deles e o cenário em que foram eleitos, como quantidade de votos e índice de abstenção, conforme dados divulgados pela Comissão Eleitoral Central.

Diretora do Campus Aquidauana - Hilda Ribeiro Romero é natural de Aquidauana (MS) e ingressou como professora no IFMS em fevereiro de 2011. Foi coordenadora de Gestão Acadêmica, de Extensão e Relações Institucionais, chefe de gabinete e ocupou o cargo de diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão.

É mestre em Geografia, especialista na área de Coordenação Pedagógica e licenciada em Geografia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Trabalhou como professora contratada pela UFMS, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade e ministrou aulas no Instituto Educacional Falcão, em Aquidauana.

A candidata única foi eleita com 46,43% dos votos, que em números absolutos totalizaram 231 votos, sendo 23 de técnicos-administrativos, 17 de professores e 191 de estudantes. Foram registrados ainda 14 votos brancos e 29 nulos. O índice de abstenção somou 40,52%.

Diretora do Campus Campo Grande - Rosane de Brito Fernández Garcia é natural de Dourados (MS) e ingressou no IFMS como professora do ensino básico, técnico e tecnológico em dezembro de 2010. Ocupou a chefia de gabinete e a coordenação-geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

É bacharel em Direito e graduada em Letras, ambas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente, cursa a especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, ofertada pelo IFMS. Antes de ser professora, Rosane foi policial militar por 15 anos.

Candidata única, Rosane recebeu 27,25% dos votos da comunidade acadêmica, que totalizaram 131 votos válidos, sendo 14 de técnicos-administrativos, 39 de docentes e 78 de estudantes. Registraram-se cinco votos brancos e 12 nulos. O índice de abstenção somou 68,29%.

Diretor do Campus Corumbá - Sandro Moura Santos é natural de Marechal Cândido Rondon (PR) e ingressou no IFMS em 2010, como professor na área de Letras, subárea de Português-Inglês. Na instituição, ocupou o cargo de diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Corumbá.

É especialista em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Salesiana de Santa Teresa de Corumbá, e possui graduação em Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foi professor de cursinho pré-vestibular e substituto na UFMS.

Sandro disputou o cargo de diretor-geral com o professor Roosevelt Fabiano Moraes da Silva e obteve 44,24 % dos votos, que correspondem a 184 votos, sendo 20 de técnicos-administrativos, 16 de docentes e 148 de discentes. Foram registrados dois votos brancos, dois nulos e a abstenção de 30,85%.

Diretor do Campus Coxim - Francisco Xavier da Silva é natural de Rondonópolis (MT) e ingressou como professor no IFMS na área de Informática, subárea Redes de Computadores, no ano de 2010. Na instituição, ocupou a coordenação-adjunta do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

É especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), e possui licenciatura plena em duas áreas, Informática e Matemática, ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Por dez anos, foi professor da rede estadual de ensino do Mato Grosso.

Francisco Xavier foi eleito com 47,39% dos votos, que em números absolutos equivalem a 237 votos, sendo 21 de técnicos, 27 de docentes e 189 de discentes. Foram registrados 41 votos brancos e 9 nulos. Abstiveram-se 36,76% dos eleitores aptos a votar.

Diretor do Campus Ponta Porã - Marcos Pinheiro Vilhanueva é natural de Ponta Porã (MS) e ingressou no IFMS como professor na área de Informática, subárea Desenvolvimento Web em 2011. Ocupou a coordenação dos cursos do eixo tecnológico em Informação e Comunicação.

É mestre em Computação Aplicada, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Desenvolvimento de Sistema Web e graduado em Ciência da Computação, ambos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Antes de ingressar no IFMS, foi professor na Faculdade Integrada de Campo Mourão.

O candidato a diretor-geral disputou o cargo com o professor Alessandro Blainski e obteve 47,26% dos votos, que somaram 248 votos, sendo 20 de técnicos, 28 de docentes e 200 de estudantes. Registraram-se três votos brancos e 11 nulos. O índice de abstenção somou 28,10%.

Diretor do Campus Três Lagoas – Ápio Carnielo e Silva é natural de Fernandópolis (SP) e ingressou no IFMS em 2010, como professor na área de Informática, subárea de Redes e Manutenção de Computadores. Antes disso, foi professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, de São Paulo.

É mestre em Engenharia Elétrica, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), especialista em Gestão de Banco de Dados IBM e em Tecnologia da Informação, ambos pela Fundação Educacional de Fernandópolis.

Ápio é Engenheiro da Computação formado pelo Centro Universitário de Votuporanga (SP). Ele também cursou a especialização em Programa Especial de Formação Pedagógica, pela Fundação de Apoio à Tecnologia, em São José do Rio Preto (SP).

Candidato único, recebeu 28,66% dos votos, que totalizaram 143, sendo 15 de técnicos-administrativos, 9 de docentes e 119 de estudantes. Registraram-se 11 votos brancos e 56 nulos. O índice de abstenção somou 41,80%.

Acesse os resultados da consulta e as portarias de nomeação dos diretores-gerais

Deliberação n° 053, de 16.04.16 - Resultado preliminar dos campi Aquidauana e Coxim 

Deliberação n° 071, de 20.04.16 - Resultado preliminar dos campi Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas

Portaria n° 893, de 28.04.2016 - Nomeia Hilda Ribeiro Romero a Diretora-Geral do Campus Aquidauana

Portaria n° 894, de 28.04.2016 - Rosane Brito Fernandez a Diretora-Geral do Campus Campo Grande 

Portaria n° 895, de 28.04.16 - Nomeia Sandro Moura Santos a Diretor-Geral do Campus Corumbá

Portaria n° 896, de 28.04.16 - Nomeia Francisco Xavier da Silva a Diretor-Geral do Campus Coxim 

Portaria n° 897, de 28.04.2016 - Nomeia Marcos Pinheiro Vilhanueva a Diretor-Geral do Campus Ponta Porã 

Portaria n° 898, de 28.04.2016 -  Nomeia Ápio Carnielo e Silva a Diretor-Geral do Campus Três Lagoas