Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa sobre clima institucional é aplicada na reitoria

Governança de Pessoal

Pesquisa sobre clima institucional é aplicada na reitoria

Servidores podem participar até 11 de julho. Projeto-piloto será gradualmente aprimorado para posterior aplicação nos campi
por Laura Silveira publicado: 30/06/2025 15h10 última modificação: 30/06/2025 15h10

A partir desta segunda-feira, 30, está aberto o prazo para servidores da reitoria do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) participarem da Pesquisa de Clima Institucional, que tem o objetivo de coletar informações sobre as características do clima e da cultura da instituição, de modo a identificar tanto os pontos fortes quanto as necessidades de aprimoramento.

"A avaliação de clima nos fornecerá informações sobre as relações no IFMS. Os dados poderão contribuir para a definição de ações", aponta a psicóloga Taline Costa,  coordenadora da pesquisa.

"Além de complementar a avaliação de desempenho, a pesquisa é uma ferramenta para que os gestores promovam ações mais assertivas em seus setores, fortalecendo as relações e o bem-estar no IFMS", aponta a diretora de Desenvolvimento, Valorização e Qualidade de Vida, Larissa Yonamine.

Organizada pela Dipes (Diretoria de Governança de Pessoal), a pesquisa será aplicada anualmente. O projeto-piloto na reitoria deverá ser gradualmente aprimorado para posterior expansão aos campi.

"A avaliação de clima nos fornecerá informações sobre as relações na instituição. Os dados poderão contribuir para a definição de ações e para o entendimento de como está esse cenário na reitoria, já que consiste em um projeto que inicialmente ocorrerá nessa unidade do IFMS", explica a psicóloga e coordenadora da pesquisa, Taline Costa.

📍 Importante:
- O questionário on-line ficará disponível até 11 de julho e leva, em média, 15 minutos para ser respondido.
- A pesquisa está dividida em três partes: características referentes ao servidor e ao seu trabalho; opiniões pessoais e motivação para o trabalho em geral; aspectos específicos do trabalho atual.
- As informações fornecidas são anônimasO e-mail do servidor não ficará registrado, mas é necessário estar logado com o endereço eletrônico do IFMS para ter acesso ao formulário. 

Desenvolvimento institucional - De acordo com a diretora de Governança de Pessoal, Vanessa Kusano, a aplicação da pesquisa está alinhada ao PDI 2024-2028 (Plano de Desenvolvimento Institucional), mais especificamente à meta estratégica (GI‑5) de 'implementar ações de saúde e promoção de qualidade de vida no trabalho para servidores do IFMS'.

"Para a gestão, a pesquisa pode se tornar fundamental, nos permitindo ouvir ativamente os servidores e agir diretamente nos ambientes que demandam melhorias", aponta a diretora de Governança de Pessoal, Vanessa Kusano.

O objetivo, segundo Vanessa, é dar mais um passo significativo para  a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, produtivo e engajador, onde os servidores se sintam valorizados e parte essencial do sucesso da instituição.

"A pesquisa tem importância estratégica e vai além de uma simples coleta de dados. Para a gestão, ela pode se tornar fundamental, nos permitindo ouvir ativamente os servidores e agir diretamente nos ambientes que demandam melhorias. Os insights que vamos obter nos darão subsídios cruciais para entender e intervir na questão da rotatividade, e nos permitirão correlacionar esses dados com estudos sobre a saúde e o bem-estar dos servidores", finaliza.

Servidores da reitoria que estejam com dúvidas sobre a pesquisa podem entrar em contato pelo e-mail .