Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ProfEPT abre credenciamento para novos docentes

Mestrado Profissional

ProfEPT abre credenciamento para novos docentes

Foram abertas três novas vagas para docentes do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) fazerem parte do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional
por Osvaldo Sato publicado: 16/05/2023 14h54 última modificação: 16/05/2023 14h56

Professores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) podem apresentar candidatura visando credenciamento como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

O edital desta seleção foi publicado pela coordenação nacional do Programa na última sexta-feira, 12, com oferta de três vagas para o IFMS e total de 34 em instituições de todas as regiões do país.

Para se candidatarem, os interessados devem ser docentes efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atuem em regime de trabalho de 40h ou Dedicação Exclusiva, além de possuir o título de Doutor.

Todas as regras da seleção o estão disponíveis no edital publicado pela Coordenação Nacional do ProfEPT, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Requisitos - O candidato deverá apresentar sua produção científica intelectual a partir de 2021 até a data atual com, no mínimo, um artigo publicado em periódico qualificado ou livro/capítulo com ISBN, além de ter concluído ao menos uma orientação (em qualquer tempo).

Além disso, deve ter disponibilidade de 15 horas de dedicação ao programa, incluindo aulas nas modalidades presencial e a distância, desenvolvimento de projetos de pesquisa, orientações e participação em atividades e eventos organizados pelo Programa.

Há ainda requisitos específicos para docentes do IFMS, como a preferência para candidatos que tenham doutorado nas áreas de Ensino ou Educação, com produção em Educação Profissional e Tecnológica, que atuem junto à linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT (1 vaga) e/ou na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em EPT (2 vagas), nas disciplinas: Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica e/ou Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem e/ou Metodologia de Pesquisa, além de disciplinas eletivas, conforme estrutura curricular do ProfEPT.

Inscrições - Podem ser feitas até 12 de junho, por meio de envio de e-mail à coordenação local do ProfEPT do Campus Campo Grande, pelo endereço eletrônico profept@ifms.edu.br.

O pedido de credenciamento deve estar acompanhada de cópia atualizada do Currículo Lattes, do Formulário de Inscrição (Anexo II), da Declaração do (Anexo III) e do Formulário de Pontuação (Anexo IV).

O candidato deverá ainda apresentar a Carta de Anuência (Anexo V) assinada pela direção do campus em que atua, declarando ciência da necessidade de disponibilidade de 15 horas semanais a serem dedicadas ao Programa.

Seleção e resultados - Os candidatos serão avaliados por sua produção acadêmica e sua produção técnica na área afim, conforme pontuações expressas no Formulário de Pontuação, com efeito de classificação.

A previsão é que os resultados parcial e final sejam divulgados em 26 e 30 de junho, respectivamente, no site da Coordenação Nacional do ProfEPT.

Aprovado o credenciamento do docente pela Comissão Acadêmica Local e pela Comissão Acadêmica Nacional, e homologado em resultado consolidado pelo Comitê Gestor, o professor será enquadrado como Docente Permanente do ProfEPT, atendido o disposto pela CAPES.

ProfEPT - O Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica é a primeira pós-graduação stricto sensu oferecida pelo IFMS, visando tanto a produção de conhecimento quanto o desenvolvimento de produtos.

A pós-graduação é oferecida na modalidade semipresencial pelo Campus Campo Grande, e também possui professores  lotados em outros campi da instituição.

Coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), é o primeiro mestrado profissional oferecido pelas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Saiba mais na página do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

registrado em: , ,