Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores podem pedir afastamento para mestrado, doutorado e pós-doutorado

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Professores podem pedir afastamento para mestrado, doutorado e pós-doutorado

O IFMS oferece dez vagas distribuídas nos campi Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas
por Juliana Aragão publicado: 26/07/2016 14h22 última modificação: 26/07/2016 14h22

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu seleção de professores com interesse em afastamento integral para a realização de capacitação em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e pós-doutorado, de acordo com o disposto no Regulamento nº 009, da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep).

As regras do processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 001/2016, publicado na Central de Seleção do IFMS.

São oferecidas dez vagas a professores dos campi Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.

Quem pode participar – Docentes que fazem parte do quadro permanente de servidores do IFMS, em regime de dedicação exclusiva, e estiverem em efetivo exercício podem solicitar o afastamento integral.

O interessado não pode ter sofrido nenhuma penalidade referente a processo administrativo disciplinar ou sindicância nos últimos três anos, nem estar afastado ou em licença. As exceções são tratamento de saúde, licença-maternidade e acompanhamento de tratamento de saúde em pessoa da família.

Prazo de inscrições – O professor deve se inscrever entre os dias 29 de julho e 19 de agosto, na Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep) do campus onde está lotado. O atendimento será feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Os interessados devem entregar preenchidos o formulário de inscrição (anexo II) e a planilha de pontuação (anexo III), além do comprovante de tempo de exercício no IFMS, cópia do diploma ou ata de defesa com data da última qualificação/grau de escolaridade e declaração de quantitativo de disciplinas ministradas e respectivas cargas horárias.

Afastamento integral – Será oficializado por meio de portaria expedida pela reitoria do IFMS, e começará a valer a partir do momento em que o docente afastado apresente a documentação prevista no edital e que professor substituto entre em exercício, caso haja necessidade.

O professor selecionado será totalmente liberado de sua carga horária na instituição para ter dedicação exclusiva ao programa de qualificação. O tempo máximo de afastamento é de 24 meses para mestrado, 48 meses pra doutorado e 18 meses para pós-doutorado.

Será permitida uma prorrogação do período de afastamento de, no máximo, seis meses. Nesse caso, deverão ser apresentadas a declaração de anuência da direção-geral do campus de lotação do professor e a carta de justificativa técnica do programa de pós-graduação no qual o servidor está matriculado.

Durante o período de afastamento, as atividades de ensino, pesquisa e extensão no IFMS poderão ser executadas, desde que o programa de pós-graduação se manifeste favoravelmente.

Avaliação e classificação – Serão feitas por uma comissão formada por servidores da Digep, Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) e Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

A classificação será feita de acordo com as planilhas de pontuação. Serão consideradas as atividades realizadas no IFMS nos últimos seis semestres, ou seja, do primeiro semestre de 2013 ao segundo semestre de 2015.

Em caso de empate, serão observados os critérios de maior tempo de efetivo exercício no IFMS e maior idade.

A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado até 2 de setembro.

Distribuição de vagas por campi

CampusVagas
Aquidauana 2