Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prorrogado prazo de pedido de afastamento para pós-graduação stricto sensu

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Prorrogado prazo de pedido de afastamento para pós-graduação stricto sensu

Docentes interessados podem se inscrever até 26 de agosto
por Laura Silveira publicado: 22/08/2016 17h01 última modificação: 22/08/2016 17h01

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) prorrogou as inscrições de docentes com interesse no afastamento integral para a realização de capacitação em programas de pós-graduação stricto sensu. O novo prazo segue até 26 de agosto.

O interessado deve se inscrever na Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep) do campus onde está lotado. O atendimento será feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. 

É necessário entregar preenchidos o formulário de inscrição (anexo II) e a planilha de pontuação (anexo III), além de demais documentos de comprovação dispostos no Edital nº 001/2016.

São oferecidas nove vagas a professores dos campi Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.

A seleção é para docentes do quadro permanente de servidores do IFMS, em regime de dedicação exclusiva, que estiverem em efetivo exercício, com interesse em afastamento integral para a realização de mestrado, doutorado e pós-doutorado, de acordo com o disposto no Regulamento nº 009, da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep).

O candidato não pode ter sofrido nenhuma penalidade referente a processo administrativo disciplinar ou sindicância nos últimos três anos, nem estar afastado ou em licença. As exceções são tratamento de saúde, licença-maternidade e acompanhamento de tratamento de saúde em pessoa da família.

Avaliação e classificação – Serão feitas por uma comissão formada por servidores da Digep, Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) e Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

A classificação será feita de acordo com as planilhas de pontuação. Outro item retificado no edital é que passam a ser consideradas as atividades realizadas pelo servidor em toda a Rede Federal de Ensino – não mais apenas no IFMS –, entre o primeiro semestre de 2013 ao segundo semestre de 2015.

Com o cronograma também alterado, a previsão é que o resultado preliminar seja divulgado até 9 de setembro.

O edital de abertura assim como todas as retificações publicadas posteriormente estão disponíveis na Central de Seleção.

Afastamento integral – Será oficializado por meio de portaria expedida pela reitoria do IFMS, e começará a valer a partir do momento em que o docente afastado apresente a documentação prevista no edital e que professor substituto entre em exercício, caso haja necessidade.

O selecionado será totalmente liberado de sua carga horária na instituição para ter dedicação exclusiva ao programa de qualificação. O tempo máximo de afastamento é de 24 meses para mestrado, 48 meses pra doutorado e 18 meses para pós-doutorado. Será permitida uma prorrogação do período de afastamento de, no máximo, seis meses, conforme as regras do edital. 

Durante o período de afastamento, as atividades de ensino, pesquisa e extensão no IFMS poderão ser executadas, desde que o programa de pós-graduação se manifeste favoravelmente.

Distribuição de vagas por campi

CampusVagas
Aquidauana 1
Corumbá 1
Coxim 1
Dourados 1
Naviraí 1
Nova Andradina 2
Três Lagoas 2