Exame de Seleção 2027
Que tal elaborar questões para a prova?
Está publicado o edital com as regras para a formação da banca de elaboração das questões do Exame de Seleção 2027, prova para ingresso de estudantes nos cursos técnicos integrados do IFMS.
Podem participar docentes e técnicos-administrativos do quadro efetivo da instituição, em exercício, com docência comprovada para estudantes do ensino fundamental ou médio e formação específica nas seguintes áreas:
- Questões de Língua Portuguesa: Licenciatura em Letras;
- Questões de Matemática: Licenciatura em Matemática;
- 🆕Questões de Ciências da Natureza: Licenciatura em Biologia, Química ou Física.
‼️É proibida a participação de servidores com parentes inscritos como candidatos no Exame de Seleção!
Mudança - Anteriormente constando como de Conhecimentos Gerais, a novidade para a prova de ingresso de 2027 é a troca por questões específicas de Ciências da Natureza.
"Decidimos pela substituição da prova de Conhecimentos Gerais por Ciências da Natureza, tendo como foco a aplicação da ciência para o contexto social, ambiental e econômico do país", ressalta a diretora de Educação Básica do IFMS, Glaucia Vasconcelos.
Conforme explica a diretora de Educação Básica do IFMS, Glaucia Vasconcelos, a mudança se tornou necessária após o Programa Partiu IF, cuja portaria de criação em 2025 recomenda ações para recomposição de aprendizagem nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, em razão do baixo desempenho dos estudantes revelado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
"Além disso, a natureza dos nossos cursos, pelos eixos tecnológicos que ofertamos, e pelas finalidades da Rede Federal, também demonstram peso nessas áreas. Assim, decidimos pela substituição da prova de Conhecimentos Gerais por Ciências da Natureza, tendo como foco a aplicação da ciência para o contexto social, ambiental e econômico do país", explica a diretora.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas entre 22 de maio e 16 de junho, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, na qual está publicado o Edital nº 040/2026.
Remuneração - Os servidores selecionados receberão remuneração de acordo com o Regulamento IFMS nº 001/2014 e a Portaria SGPRT/MGI nº 2.163/2023.
O pagamento será feito apenas pelas questões homologadas e utilizadas na prova, exceto em caso de anulação por recursos.
Seleção - Será feita por sorteio eletrônico, previsto para 23 de junho, com transmissão ao vivo no Canal do YouTube.
Serão sorteados três titulares e dois suplentes por área para compor a banca. Os sorteados assumirão o compromisso de sigilo e ineditismo na elaboração das questões.
Dúvidas sobre a seleção devem ser enviadas para o e-mail processoseletivo@ifms.edu.br, com o assunto 'Edital 040/2026 – Proen/IFMS'.
Datas Importantes:
Inscrições: 22/05 a 16/06
Sorteio Eletrônico: 23/06
Resultado preliminar: 23/06
Resultado final: 26/06
Envio de documentação: 29 e 30/06
Reunião para orientações: 01/07
Elaboração e envio das questões: 02/07 a 14/08
Revisão e homologação: 17 a 28/08