Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reuniões de feedback seguem até 3 de abril

Avaliação de Desempenho 2019

Reuniões de feedback seguem até 3 de abril

Devido à suspensão de atividades presenciais no IFMS, última etapa da avaliação deve ser realizada remotamente.
por Laura Silveira publicado: 18/03/2020 15h46 última modificação: 27/03/2020 07h43

Já está aberto o prazo da quarta e última etapa da Avaliação de Desempenho 2019 do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Até 3 de abril, servidores e chefias deverão realizar uma série de reuniões de feedback como forma de finalizar o processo.

Como a instituição suspendeu as atividades pedagógicas e administrativas presenciais nos dez campi e na reitoria por, inicialmente, 15 dias, devido ao Coronavírus (Covid-19), os encontros deverão ocorrer a distância, conforme orientação da Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida (Codev).

"Inicialmente o prazo para conclusão da Avaliação de Desempenho 2019 será mantido porque pode ser feita remotamente. Há diversas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para as reuniões de feedback, como o próprio e-mail, telefone, aplicativos de mensagens instantâneas, de chamadas de áudio/vídeo, entre outros, que já vinham sendo utilizados em algumas situações", ressaltou a coordenadora Suelen Lapa.

Neste período, deverão ser realizadas as seguintes reuniões:

"Há diversas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para as reuniões de feedback, como o próprio e-mail, telefone, aplicativos de mensagens instantâneas, de chamadas de áudio/vídeo", ressalta a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Suelen Lapa.
  • Feedback 1: Reuniões de feedback individuais (chefia e subordinado);
  • Feedback 2: Reuniões de feedback das chefias com a equipe de trabalho;
  • Feedback 3: Reuniões de feedback individuais das chefias com seus superiores imediatos;
  • Feedback 4: Reuniões de feedback das chefias superiores com a equipe de trabalho.

Importância do feedback - Mesmo que feito por meios digitais, sem a presença física dos envolvidos, o feedback continua sendo parte fundamental do processo de avaliação.

"As fases que consistem em atribuição de nota são importantes por permitirem formalizar o conceito sobre o servidor, seja ele chefia ou subordinado. Mas a fase de feedback é estratégica, pois permite transmitirmos ao outro impressões e sugestões, colaborando com possíveis aprimoramentos", aponta a psicóloga da reitoria, Taline Costa.

Segundo ela, na realização de feedback é necessário que os envolvidos tenham em mente concepções a respeito de contribuição, colaboração e empatia, para que a finalidade do processo de avaliação seja alcançada.

"Importante transmitir uma devolutiva que contemple aspectos elogiosos e aspectos passíveis de aprimoramento de forma empática. Sem um bom feedback, a avaliação de desempenho é apenas um carimbo de um conceito, sendo que ela pode ser muito mais, pode ser um processo vivo e constante de aprimoramento", finaliza.

"Sem um bom feedback, a avaliação de desempenho é apenas um carimbo de um conceito, sendo que ela pode ser muito mais, pode ser um processo vivo e constante de aprimoramento",  aponta a psicóloga Taline Costa.

Avaliação - Realizada por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho, a atividade é uma ferramenta de gestão de pessoas que consiste na apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que desenvolve no IFMS, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

Além disso, somente com a aprovação na Avaliação é possível conseguir a progressão por mérito na carreira, o que implica em aumento salarial.

São três os perfis de servidores que participam da avaliação:

- técnico-administrativo: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia;
- docente: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata, é avaliado pela chefia e 30% de sua nota é composta pela nota da Avaliação Docente pelo Discente; e

- chefia: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia e pelos membros da equipe.

Etapas anteriores - Na etapa prévia do processo, os servidores puderam registrar no Módulo Capacitações do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública) os certificados de capacitações realizadas no ano passado para garantir até cinco pontos na avaliação (0,25 ponto para cada hora de atividade).

A primeira etapa da Avaliação de Desempenho 2019 foi realizada de 12 a 21 de fevereiro. Os servidores que
ocuparam cargos de chefia no ano passado avaliaram os subordinados e superiores imediatos.

Na segunda etapa, realizada de 27 de fevereiro a 6 de março, os servidores tiveram a oportunidade de avaliar as chefias imediatas e de se autoavaliar. Na fase seguinte, os servidores que ocuparam cargos de chefia no ano passado se autoavaliaram, entre 9 e 16 de março.

Demais informações sobre o tema estão disponíveis na página da Avaliação.

Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Codev (), se o servidor for lotado na reitoria, ou com a Cogep de cada campus.

Cronograma 

DataEtapaAções previstas
10 a 21/02/2020 1ª Etapa Chefia avalia subordinados e o superior imediato
27/02 a 06/03/2020 2ª Etapa Servidor avalia a chefia imediata e se autoavalia
09 a 16/03/2020 3ª Etapa Chefia realiza a autoavaliação
17/03 a 03/04/2020  Feedback 1 Reuniões de feedback individuais (chefia e subordinado)
Feedback 2 Reuniões de feedback das chefias com a equipe de trabalho
Feedback 3 Reuniões de feedback individuais das chefias com seus superiores imediatos
Feedback 4 Reuniões de feedback das chefias superiores com a equipe de trabalho