Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sabia que dá pra se capacitar no trabalho remoto?

Sabia que dá pra se capacitar no trabalho remoto?

A oferta de cursos online aumenta durante a pandemia. Chefia imediata precisa autorizar.
por Osvaldo Sato publicado: 28/05/2020 12h24 última modificação: 28/05/2020 12h27

Com a manutenção da suspensão das atividades presenciais até 30 de junho, os servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) seguem em home office. Essa nova realidade ocasionada pela pandemia do novo coronavírus apresenta uma série de desafios.

“Os desafios ao servidor em trabalho remoto são incalculáveis, mas podemos destacar o autoconhecimento e equilíbrio nas especificidades atuais da pandemia, como o distanciamento social”, afirma a psicóloga do IFMS, Taline Costa.

Alguns desses desafios, entretanto, podem ser transformados em novas oportunidades, como no caso das capacitações e qualificações profissionais na modalidade a distância, que tiveram a oferta ampliada desde o início da pandemia.

“O servidor pode realizar capacitações a distância durante a jornada de trabalho, desde que haja autorização prévia da chefia imediata quanto ao curso e ao tempo diário dedicado à ação de desenvolvimento”, explica a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Suelen Lapa.

“Neste contexto, a capacitação, por ser um investimento em si e em sua atuação profissional, e continua sendo extremamente importante ao servidor", destaca Taline.

A Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas) orienta que os servidores interessados em cursar algum curso na modalidade a distância devem comunicar a chefia imediata.

Anote aí algumas sugestões - A Codev (Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida) disponibiliza na uma agenda de capacitações disponíveis. A maioria do cursos é ofertada por escolas de governo ou pelo próprio IFMS.

Na lista constam, dentre outras opções, os quatro cursos livres ofertados pelo Cread (Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS). São eles:

• Moodle para Educadores
  • Conhecendo o IFMS
  • Videoaula - da concepção à postagem
  • Comunicação eficaz para vendas

Para se inscrever, o interessado pode acessar a página de cursos livres do IFMS.

Ideias e Projetos - Outra oportunidade para os servidores é o curso “Transformando ideias em projetos”, que está com inscrições abertas até 23 de junho.

Oferecido em parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o IFMS, o curso busca promover o conhecimento relacionado à elaboração de Canvas de Projeto.

Com carga horária de 14 horas, a capacitação será oferecida nos dias 30 de junho e 1º de julho por videconferência. As inscrições devem ser feitas na página da Enap.

Cursos para gestores - Os servidores ocupantes de cargos de gestão receberam uma lista com sugestões de cursos de desenvolvimento pessoal e profissional que podem ser feitos durante a pandemia, por meio do Memorando nº 03/2020.

O documento destaca que tais capacitações devem ocorrer de forma contínua por todo o ano e precisam ser previstas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) de cada campus.

Dentre os cursos sugeridos pelo IFMS aos gestores estão:

Cursos a distância

Cursos presenciais

Outras ofertas - No portal Escola Virtual.Gov estão concentrados cursos de capacitação a distância ofertados por órgãos governamentais, com adesão de cerca de 50 instituições.

O projeto tem iniciativa e organização da Enap, com apoio do Laboratório Latitude da Universidade de Brasília (UnB).