Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidor pode avaliar chefia e se autoavaliar até 10 de março

Avaliação de Desempenho 2021

Servidor pode avaliar chefia e se autoavaliar até 10 de março

Segunda etapa da Avaliação de Desempenho tem início no IFMS nesta quinta-feira, 24
por Laura Silveira publicado: 24/02/2022 10h09 última modificação: 24/02/2022 10h09

É a hora de servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) avaliarem sua chefia imediata e se autoavaliarem em relação ao trabalho realizado em 2021. Essa segunda etapa da Avaliação de Desempenho segue até 10 de março. 

Para isso, é necessário acessar o Sistema de Avaliação de Desempenho e preencher os formulários. Devem participar todos os servidores não ocupantes de cargo de chefia com, no mínimo, oito meses de efetivo exercício no IFMS em 2021, e que não possuam mais de quatro faltas injustificadas no ano passado (duas por semestre).

"É crucial que o servidor faça a avaliação de forma consciente e sincera para que a nota retrate fidedignamente o desempenho da chefia. Além disso, é um momento de refletir sobre a própria atuação nos trabalhos e de identificar qualidades e pontos que podem ser melhorados", aponta a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Poliana Peres.

"É crucial que o servidor faça a avaliação de forma consciente e sincera para que a nota retrate fidedignamente o desempenho da chefia. Além disso, é um momento de refletir sobre a própria atuação e de identificar qualidades e pontos que podem ser melhorados", aponta a coordenadora Poliana Peres.

O ciclo 2021 teve início em dezembro do ano passado, quando os servidores puderam cadastrar certificados de capacitações realizadas durante aquele ano para garantir pontos na Avaliação. Na primeira etapa, realizada entre 14 e 23 de fevereiro, foi a vez de servidores em cargos de chefia avaliarem seus subordinados e o superior imediato.

As etapas da Avaliação de Desempenho ocorrem simultaneamente em todas as unidades do IFMS até abril.

O cronograma completo e mais informações sobre o processo podem ser conferidos na íntegra na Página da Avaliação de Desempenho.

Avaliação de Desempenho - Consiste na apreciação do desempenho de cada pessoa em função das atividades que executa no IFMS, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

É a oportunidade para que todos os servidores avaliem e sejam avaliados pelos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano passado, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo.

A avaliação divide os servidores em três perfis, com características específicas:

  • técnico-administrativo: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia;
  • docente: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata, é avaliado pela chefia; sua nota é 30% composta pela nota da Avaliação Docente pelo Discente; e
  • chefia: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia e pelos membros de sua equipe.

Somente com a aprovação na Avaliação de Desempenho é possível obter a progressão por mérito na carreira, o que implica em aumento salarial. O resultado também é levado em consideração nos processos de afastamento para pós-graduação.