Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cadastro de certificados deve ser feito até 31 de dezembro

Avaliação de Desempenho 2021

Cadastro de certificados deve ser feito até 31 de dezembro

Primeira etapa da Avaliação de Desempenho 2021 foi antecipada no intuito de otimizar o processo. Avaliações terão início em fevereiro
por Juliana Aragão publicado: 09/12/2021 09h55 última modificação: 09/12/2021 09h55

Os servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) já podem cadastrar os certificados de capacitações realizadas durante este ano para que garantam pontos na Avaliação de Desempenho 2021. O prazo vai até 31 de dezembro.

Pela primeira vez, esta etapa da Avaliação de Desempenho é realizada no final do ano. A decisão de antecipar o prazo foi feita conjuntamente entre a Codev (Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida) e as Cogep (Coordenações de Gestão de Pessoas) dos campi.

"Anteriormente, conferíamos manualmente se os servidores possuíam a capacitação após a configuração do sistema. Agora pretendemos ter essa informação antes de incluir os dados do servidor no sistema, evitando assim o retrabalho", explica a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Poliana Peres.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Poliana Peres, a medida visa otimizar os procedimentos internos de ajuste do Sistema de Avaliação de Desempenho.

"Anteriormente, conferíamos manualmente se os servidores possuíam a capacitação após a configuração do sistema. Agora pretendemos ter essa informação antes de incluir os dados do servidor no sistema, evitando assim o retrabalho", explica.

Como devo cadastrar o certificado? - O registro deve ser feito no Módulo Capacitações do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública). 

Confira o passo a passo de como registrar as capacitações:

  1. salvar o(s) certificado(s) em formato PDF;
  2. acessar o Suap e, no menu à esquerda, clicar em Gestão de Pessoas > Desenvolvimento de Pessoal > Capacitações;
  3. clicar no botão "Adicionar capacitação";
  4. incluir as informações referentes à capacitação, o arquivo do certificado em formato PDF e salvar.

O documento é encaminhado automaticamente para avaliação e aprovação da Codev, no caso de servidores da reitoria, ou da Cogep em cada campus.

Cada hora de atividade realizada garante 0,25 pontos na avaliação do servidor. A carga horária máxima somada a ser considerada é de 20h.

Avaliação de Desempenho  - Consiste na apreciação do desempenho de cada pessoa em função das atividades que executa no IFMS, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

É a oportunidade para que todos os servidores avaliem e sejam avaliados pelos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo.

Somente com a aprovação na Avaliação de Desempenho é possível perceber a progressão por mérito na carreira, o que implica em aumento salarial. A avaliação é levada em conta, também, nos processos de afastamento para pós-graduação.

Participa da Avaliação de Desempenho o servidor que tenha, no mínimo, oito meses de efetivo exercício no IFMS no ano anterior e não possua mais de quatro faltas injustificadas por ano (duas por semestre).

Realizada por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho, a avaliação divide os servidores em três perfis, com características específicas:

  • técnico-administrativo: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia;
  • docente: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata, é avaliado pela chefia; sua nota é 30% composta pela nota da Avaliação Docente pelo Discente; e
  • chefia: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia e pelos membros de sua equipe.

O cronograma da Avaliação de Desempenho 2021 prevê atividades simultâneas em todas as unidades do IFMS até abril de 2022, conforme a tabela a seguir:

Data

Etapa

Ações previstas

14 a 23 de fevereiro de 2022 1ª Etapa Chefia avalia subordinados e o superior imediato
24 de fevereiro a 10 de março de 2022 2ª Etapa Servidor avalia a chefia imediata e se autoavalia
11 a 18 de março de 2022 3ª Etapa Chefia realiza a autoavaliação
 Até 8 de abril de 2022 Feedback 1 Reuniões de feedback individuais (chefia e subordinado)
Feedback 2 Reuniões de feedback das chefias com a equipe de trabalho
Feedback 3 Reuniões de feedback individuais das chefias com seus superiores imediatos
Feedback 4 Reuniões de feedback das chefias superiores com a equipe de trabalho