Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores podem fazer curso sobre sistema de patentes

Servidores podem fazer curso sobre sistema de patentes

A capacitação será oferecida na reitoria e transmitida por videoconferência aos dez campi
por Juliana Aragão publicado: 01/06/2016 16h28 última modificação: 01/06/2016 16h28

Os coordenadores de Pesquisa e Inovação dos campi do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e servidores interessados no tema podem fazer o Curso de Noções do Sistema de Patentes que será oferecido na reitoria, em Campo Grande, nos dias 15 e 16 de junho.

A capacitação será ministrada por Armando de Oliveira Mendes Neto, examinador do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), e transmitido por videoconferência aos dez campi.

Coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), o curso dá continuidade às capacitações voltadas à Propriedade Intelectual ofertadas anteriormente. A proposta é formar agentes de inovação nos campi, bem como divulgar a proteção do conhecimento no âmbito do IFMS.

“O pesquisador inventor é o responsável por redigir a solicitação do depósito da patente. Quanto mais conhecimento obtiver para fazer a redação da carta, ele conseguirá individualizar sua criação, aumentando as possibilidades de concessão da patente pelo INPI”, explicou Gabriela Farias da Rocha, coordenadora de Inovação Tecnológica do IFMS.

Ao obter a patente, o inventor tem o direito de impedir que terceiros, sem seu consentimento, produzam, utilizem, coloquem à venda ou importem o produto objeto da patente. Em contrapartida, o inventor é obrigado a revelar detalhadamente todo o conteúdo da matéria protegida.

Saiba como se inscrever – As inscrições podem ser feitas até 7 de junho. Os interessados em participar do curso deverão preencher o formulário de inscrição e assinar o termo de ciência, documento em que o participante aceita ser um multiplicador das informações sobre o tema no campus onde está lotado.

Os professores que quiserem participar da capacitação deverão assinar também o termo de substituições das aulas durante a realização do curso.

Os documentos deverão ser encaminhados à Propi pelo e-mail coint@ifms.edu.br. Os servidores também terão que entregar a documentação impressa aos coordenadores de Pesquisa e Inovação nos campi.

Os interessados no curso podem tirar dúvidas na Coint, pelo telefone (67) 3378-9599.

Entenda melhor o curso – Nos dois dias, a capacitação será realizada das 8h às 18, com intervalo de uma hora para o almoço.

O curso é dividido em três módulos. Serão abordados temas como os conceitos do sistema de patentes, a classificação internacional e os aspectos formais da redação de patentes. Nessa etapa, os participantes farão exercícios práticos.