Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores podem submeter propostas de mesas temáticas

Seminário de Pós-Graduação

Servidores podem submeter propostas de mesas temáticas

Prazo de inscrição segue até o fim do mês. Evento será realizado em setembro
por Laura Silveira publicado: 05/05/2023 15h38 última modificação: 05/05/2023 15h38

Está aberto o prazo para submissão de propostas de mesas temáticas para o III Sempog (Seminário de Pós-Graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), que será realizado em setembro.

Servidores da instituição interessados em coordenar as mesas devem preencher o formulário eletrônico até 31 de maio.

A proposta deve conter título e resumo da mesa temática, os tipos de trabalhos que espera receber e, principalmente, com o recorte por áreas do conhecimento. Cada submissão pode ter até quatro proponentes, sendo obrigatória a participação de, pelo menos, um servidor do IFMS.

"Nesta primeira etapa, iniciamos a proposição das mesas temáticas, que pode ser realizada por servidores do IFMS, com a participação também de colegas de outras instituições. A partir do próximo mês, os pesquisadores e estudantes de pós-graduação já poderão submeter seus trabalhos", explica o diretor de Pós-Graduação, Angelo Cesar de Lourenço

Lourenço ressalta que os coordenadores das mesas temáticas do Sempog no ano passado estão convidados a manter as mesmas mesas nesta edição, mas que eles também devem acessar o formulário e realizar a submissão. Confira a lista das 27 mesas temáticas do Sempog 2022!

Sempog 2023 - A previsão é que, neste ano, o evento seja realizado novamente de forma híbrida, sendo a cerimônia de abertura em local a ser definido, na Capital, e as apresentações dos trabalhos em formato on-line. A previsão é que o Seminário seja promovido entre os dias 12 e 15 de setembro.

"O Seminário reúne professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação de diversas instituições, que podem apresentar e discutir as pesquisas realizadas, compartilhar conhecimentos, e fortalecer os grupos de pesquisa”, ressalta o diretor de Pós-Graduação do IFMS, Angelo Lourenço.

"Já consolidado como um evento institucional, o Seminário reúne professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação de diversas instituições, que podem apresentar e discutir as pesquisas realizadas, compartilhar conhecimentos, e fortalecer os grupos de pesquisa”, ressalta o diretor.

Em caso de dúvidas sobre o evento, o contato deve ser feito pelo e-mail .

Primeiras edições - No ano passado, o evento contou com a apresentação de 194 trabalhos, desenvolvidos em 38 instituições de todo o Brasil e do exterior.

A cerimônia de abertura, realizada no Auditório da Agência de Educação Digital e a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Agead/UFMS), em Campo Grande, e transmitida ao vivo pelo YouTube, contou com a palestra  ‘A educação profissional e tecnológica e as metamorfoses do capital’, da professora da Universidade Federal Fluminense e doutora em Educação, Maria Ciavatta.

"Os anais, que reúnem os resumos e trabalhos das duas primeiras edições, estão publicados no hotsite do Sempog, e contam com código ISSN, obtido após a publicação da segunda edição, evidenciando, mais uma vez, a consolidação e importância desse evento", finaliza Angelo.

O ISSN é um código padrão de publicações seriadas, reconhecido internacionalmente. Ele é importante para o cadastro das publicações nos currículos dos pesquisadores, como a plataforma Lattes.

Quem deseja conhecer mais sobre o Seminário, pode acessar os anais da primeira e da segunda edição do evento.

registrado em: , ,