Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vem aí um novo Plano de Desenvolvimento de Pessoas

Vem aí um novo Plano de Desenvolvimento de Pessoas

Setores já podem sugerir necessidades de desenvolvimento para planejamento de capacitações de 2025
por Laura Silveira publicado: 24/07/2024 08h40 última modificação: 24/07/2024 08h40

Chegou aquele momento do ano em que servidores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) devem participar do levantamento das necessidades de desenvolvimento, como etapa inicial do processo de elaboração do PDP (Plano de Desenvolvimento de Pessoas) para 2025.

O documento reúne, anualmente, as demandas que, posteriormente, irão embasar o planejamento de capacitações para docentes e técnicos-administrativos da instituição. Como já realizado nos anos anteriores, o processo de elaboração é realizado por meio do Portal Sipec (Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal).

"A elaboração do PDP é um momento chave para o IFMS. É por meio deste processo que conseguimos planejar ações de desenvolvimento que alinham as necessidades das equipes com os objetivos institucionais, atendendo às reais demandas da comunidade", ressalta a diretora de Desenvolvimento, Valorização e Qualidade de Vida das Pessoas, Amanda Cipriano.

"A elaboração do PDP é um momento chave para o IFMS. É por meio deste processo que conseguimos planejar ações de desenvolvimento que alinham as necessidades das equipes com os objetivos institucionais, atendendo às reais demandas da comunidade. A participação dos servidores e suas equipes é essencial para o fortalecimento da nossa instituição", ressalta a diretora de Desenvolvimento, Valorização e Qualidade de Vida das Pessoas, Amanda Cipriano.

Ela aponta a importância de os servidores terem conhecimento do que é uma ação de desenvolvimento para que, assim, o levantamento das necessidades de desenvolvimento seja feito de forma adequada.

"A ação de desenvolvimento serve para suprir um problema de ordem instrucional, ou seja, quando falta conhecimento ou habilidades específicas. Por isso, o planejamento do setor é importante para sabermos qual questão precisamos resolver para conseguirmos atingir o resultado esperado. Um bom ponto de partida são os objetivos estratégicos e metas institucionais, previstos no PDI 2024-2028".

Para o levantamento, é sugerido que os gestores se reúnam com suas equipes e comuniquem as necessidades potenciais.

Conjuntamente, a equipe definirá quais necessidades serão priorizadas em 2025 e então repassará as informações ao servidor do setor que foi cadastrado como usuário no Sipec, indicado pela chefia à Diretoria de Desenvolvimento, Valorização e Qualidade de Vida das Pessoas (Dival).

Formulário - A Dival elaborou uma sugestão de instrumento para levantamento das necessidades de cada setor, via Google Forms: Formulário Reitoria e Formulário Campi. A proposta é facilitar a coleta e a organização dos dados pelo representante e a conclusão e a validação pelos gestores.

A coleta de respostas no formulário irá gerar uma planilha, que já está compartilhada com cada representante. A partir dela, o representante poderá ordenar/filtrar o seu setor e organizar as necessidades sugeridas pela equipe (a partir do formulário), para posterior preenchimento no Portal Sipec.

"Nos formulários, reproduzimos as perguntas feitas no Portal Sipec. Os representantes poderão compartilhá-los com suas equipes durante o processo de planejamento dos resultados organizacionais a serem alcançados, para facilitar a identificação das competências necessárias no intuito de suprir as lacunas de performance", explica Amanda.

Importante: somente poderão ser realizadas as ações de desenvolvimento que estiverem contempladas no PDP do IFMS, inclusive para afastamentos para pós-graduação, licença para capacitação, realização de estudo no exterior e participação em treinamento regularmente instituído. Portanto, é fundamental que todos os setores participem da elaboração, de forma que possa contemplar de maneira equânime todos os servidores.

Após o cadastro, é a vez da validação das necessidades por parte das chefias. De acordo com o cronograma proposto, essas etapas têm prazo final de 2 de setembro.

A fase do Levantamento é finalizada com a análise e priorização das necessidades registradas no Portal Sipec pela unidade de Governança de Pessoal do IFMS.

📍 Saiba mais na Página do Processo de Elaboração do PDP 2025

Segunda fase - A próxima fase do processo de elaboração do documento é o Planejamento, em que a unidade de Governança de Pessoal detalha eventuais soluções já reconhecidas para as necessidades priorizadas, com dados que facilitem, dentre outros, a análise pelo Órgão Central do Sipec e Enap acerca de disponibilidade e oferta de ações.

Ainda, sinaliza se a necessidade envolve/requer, provavelmente, uma ação a nível de educação formal, se a necessidade pode ser atendida por escola de governo própria, e registra informações complementares que julgar pertinentes para aquela necessidade.

Então, o PDP é enviado para aprovação da autoridade máxima da organização. O prazo para isso é 20 de setembro. Por fim, há a etapa de aprovação e envio do PDP ao Órgão Central do Sipec, cujo prazo final é até 30 de setembro.

Somente após essa aprovação, as ações poderão ser executadas, a partir de janeiro de 2025.

Demais orientações, etapas detalhadas da elaboração, cronograma e demais informações sobre o tema estão disponíveis na Página de Elaboração do PDP 2025.

PDP - É um instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas do Governo Federal, estabelecida pelo Decreto n° 9.991/2019.

O PDP vigente e as edições anteriores também podem ser acessadas aqui na Página do Servidor

Para mais esclarecimentos, os servidores devem procurar a Cogep, nos campi, ou a Dival, na reitoria. Na página de Contatos é possível ver a relação completa dos e-mails.