#02 Minuto da Ética - Cortesia no ambiente de trabalho
Esta edição do Minuto da Ética traz dicas sobre atitudes gentis no ambiente de trabalho. Cortesia nunca é demais, seja pessoalmente, ao telefone ou por e-mail.
Olá, servidor!
O Minuto da Ética deste mês vai falar sobre algo que nunca deveria sair de moda: a cortesia!
Ao praticarmos a gentileza no local de trabalho, revelamos nossa capacidade de enxergar os colegas como seres humanos e não como objetos que nos são úteis. Atitudes de cortesia melhoram o clima no ambiente organizacional e refletem positivamente no desempenho da equipe. A cordialidade aproxima as pessoas.
Aos servidores, ficam algumas dicas de cortesia. Ao telefone, fale o necessário sem elevar o tom de voz. Atenha-se a assuntos do trabalho. Cumprimente, agradeça e transmita clara e objetivamente a mensagem. Está em reunião e não pode atender o celular? Tudo bem. Desligue ou deixe o aparelho no silencioso para posterior retorno. E se o telefone do setor tocou e o colega de trabalho não está na mesa, atenda e anote o recado.
Caso não possa responder imediatamente a um e-mail, é recomendado acusar o recebimento e dar a previsão de data para retorno. Outra dica: na utilização de ambientes comuns, como refeitórios e banheiros, tenha consciência do uso coletivo do espaço.
Um ato gentil que não custa absolutamente nada é cumprimentar a todos que cruzam seu caminho no início do dia. Ser solidário, sorrir e colocar-se no lugar do outro, respeitando as diferenças, também. Todas essas atitudes são, de alguma forma, educativas. Contribuem para a construção de uma cultura de cooperação. O exemplo muitas vezes ensina mais do que as palavras. Reflita sobre seu comportamento e siga uma vida pautada em valores éticos e morais.
Esperamos que tenha aproveitado as dicas do Minuto da Ética.
Até a próxima!