#12 IFMS Comunica - TecnoIF, Iniciação Científica e registro de software.
Nosso boletim traz informações sobre a TecnoIF, a Pós-graduação a distância, a iniciação científica e o registro do software Dust 2 pelo Campus Campo Grande.
Transcrição do Vídeo
Olá olá pessoal, está no ar o IFMS Comunica. Boletim de Notícias do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Estudantes de seis campi inscreveram ideias de projetos de negócios na seleção da Tecno IF, a incubadora de empresas do IFMS. O resultado do processo seletivo já deve sair esta semana. Fique ligado e acesse o nosso site.
E o IFMS agora pode ofertar pós-graduação até a distância. É isso mesmo. Que notícia boa né. Imagine que o estudante pode receber ensino de qualidade, lato sensu, no conforto do seu computador.
Pois é, a homologação foi publicada pelo MEC e vale por oito anos. Os cursos devem começar a ser ofertados no primeiro semestre de 2018.
Ensinar Química com a ajuda de experimentos. Essa é a ideia de um projeto de extensão desenvolvido no Campus Três Lagoas por estudantes e professores.
Na foto, vocês podem ver o início das atividades com estudantes de escolas públicas do município. O projeto tem o objetivo de garantir que esses alunos façam experimentos, já que muitas vezes a escola não dispõe de infraestrutura.
Ideia bacana da gurizada e dos profes. Joinha pra eles!
E também merecem joinha a galera do campus campo grande que conseguiu o registro de software para o Dust Two, um programa de computador que faz a gestão dos projetos cadastrados nas feiras de ciências
O registro foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual e garante a proteção da ideia. Os autores do projeto de pesquisa são Breno Vasconcelos e Rodrigo de Souza.
E olha gente, a ideia ficou tão bacana que já tem outras escolas pedindo para usar o software.
Tem outra coisa muito importante que eu preciso falar sobre projetos de pesquisa.
Ah, me lembrei... está aberta a seleção de projetos de pesquisa e indicação de estudantes para o Programa Institucional de Iniciação Científica. O Pitec.
Nãooooo Piteco... Eu disse, Pitec. Programa institucional de iniciação científica do IFMS
E por meio do programa, serão destinados recursos para os projetos. A submissão dos trabalhos deve ser feita pelo coordenador da pesquisa na Central de Seleção do IFMS, até o dia 22 de maio.
Mandem suas ideias para participar.
O campus Dourados realizou um Trekking para a Pessoa Idosa. O projeto de extensão foi realizado no Centro Poliesportivo e Recreativo do bairro BNH 2º Plano, com uma oficina sobre o esporte. O trekking de regularidade é uma atividade física que consiste no ato de caminhar em trilhas naturais ou urbanas predeterminadas. As três melhores equipes foram premiadas, mas o importante mesmo foi poder praticar uma atividade física.
E o campus Dourados está movimentado por esses dias. Também foi promovido o R-Day – Workshop de Robótica e Arduíno para estudantes das escolas da rede pública do município.
O objetivo é apresentar a essa meninada o universo da robótica móvel. O evento contou com duas oficinas e participação de carca de 60 estudantes.
Já no campus Nova Andradina os estudantes estão usando elementos do jornalismo e da poesia para compor crônicas sobre os fatos do cotidiano. O projeto Mato Cronistas do Sul.
Poxa, bacana o nome. Mas eles não vão matar ninguém. É Só um trocadilho com o nome do Estado, valeu?! Eu gostei.
Desenvolvido desde março por uma equipe de servidores e atendendo 150 estudantes do IFMS, o projeto ajuda os estudantes a desenvolverem o talento para a escrita e a se expressar.
Ficou curioso para ler o material? Os textos são publicados na internet. Quer saber onde? Acesse a matéria no nosso site e faça o link.
É isso minha gente, mas tem mais notícias no site do IFMS e no Facebook.
Dá um pulo lá e dá uns likes aí no vídeo
Até mais. E que entrem as letrinhas dos créditos.
Sai, Piteco.