Avaliação de Desempenho 2020
Primeira etapa de avaliação segue até 24 de fevereiro
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) iniciou nessa terça-feira, 9, a primeira etapa da Avaliação de Desempenho do exercício 2020. Até o dia 24 de fevereiro servidores que ocupam cargos de chefia devem avaliar seus subordinados e superiores imediatos.
A chefia que avalia é a que esteve por, pelo menos, seis meses no cargo em 2020.
“Ao realizar a avaliação, a chefia precisa refletir sobre como tem sido o desempenho do servidor em comparação com o que se espera dele, de forma objetiva, analisando que aspectos precisam ser melhorados e desenvolvidos, e quais devem ser mantidos”, aponta a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa.
“A chefia precisa refletir sobre como tem sido o desempenho do servidor em comparação com o que se espera dele, analisando que aspectos precisam ser melhorados e desenvolvidos. e quais devem ser mantidos”, aponta a coordenadora de Desenvolvimento e Qualidade de Vida do IFMS, Suelen Lapa.
Ainda segundo Suelen, para uma avaliação adequada, a chefia precisa ser imparcial e deixar de lado julgamentos ou conveniências pessoais, restringindo a avaliação ao desempenho estritamente exigido para o cargo que o avaliado ocupa.
Ferramenta de gestão de pessoas, a Avaliação de Desempenho consiste na apreciação sistemática do desempenho de cada servidor em função das atividades que desempenha no IFMS, das metas e resultados a serem alcançados, e do seu potencial de desenvolvimento.
“A avaliação tem o objetivo de oferecer oportunidades de melhoria, portanto, cabe à chefia não apenas indicar na avaliação as lacunas de desempenho, mas também construir conjuntamente planos para a viabilização dos resultados esperados. O desempenho de cada servidor impacta nos resultados da equipe, do setor e, consequentemente, da instituição”, finaliza.
Além de contribuir para a melhoria da prestação do serviço à sociedade, somente com a aprovação na Avaliação é possível conseguir a progressão por mérito na carreira, o que implica em aumento salarial. A avaliação também é usada como critério na seleção para afastamento integral do servidor para pós-graduação.
Avaliação - O processo é realizado por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho. São três os perfis de servidores envolvidos:
- técnico-administrativo: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia;
- docente: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata, é avaliado pela chefia, e 30% de sua nota é composta pela nota da Avaliação Docente pelo Discente); e
- chefia: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia e pelos membros de sua equipe.
Só pode participar da Avaliação de Desempenho o servidor que tenha, no mínimo, oito meses de efetivo exercício no IFMS no ano anterior e, no máximo, quatro faltas injustificadas em 2020 (duas por semestre).
O cronograma da Avaliação de Desempenho 2020 segue até 9 de abril, simultaneamente em todas as unidades do IFMS. Os prazos estão disponíveis na página da Avaliação, na qual também constam mais informações sobre o processo.
Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Codev (codev@ifms.edu.br), se servidor lotado na reitoria, ou com a Cogep de cada campus.