Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Definidas regras para uso e correta aplicação da marca do IFMS

Instrução de Serviço

Definidas regras para uso e correta aplicação da marca do IFMS

O documento foi publicado no Boletim de Serviço nº 017/2016 do dia 15 de julho e a marca disponibilizada na internet para download com manual de orientações
por Juliana Aragão publicado: 20/07/2016 11h00 última modificação: 20/07/2016 10h56

A fim de fortalecer a identidade do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), o reitor Luiz Simão Staszczak publicou a Instrução de Serviço nº 05, de 5 de julho de 2016, que disciplina o uso e a correta aplicação da marca da instituição. O documento está disponível no Boletim de Serviço nº 017, de 15 de julho de 2016.

A marca IF, criada e atualizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (Setec/MEC), é utilizada pelos 38 Institutos Federais. As aplicações devem preservar a integridade, credibilidade e garantir a perfeita leitura da marca, de acordo com o Manual de Aplicação da Marca IF dos Institutos Federais.

A Instrução de Serviço é baseada ainda na Portaria n° 31, de 15 de setembro de 2015, da Setec/MEC, que dispõe sobre a atualização da marca dos Institutos Federais, e no Manual de Aplicação da Marca do IFMS, elaborado pelos programadores visuais da Assessoria de Comunicação Social (Ascom).

Conheça mais sobre a marca do IFMS – Ela representa visualmente a instituição e indica que o IFMS faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A marca do IFMS é composta pelas cores vermelha e verde, e pode ser aplicada ainda em escala de cinza ou monocromática. Com diferentes aplicações horizontais e verticais, pode vir acompanhada com o nome do campus.

Em fundos coloridos, a marca deve ser aplicada sobre uma base na cor branca. Em fundos escuros, a tipografia deve estar na cor branca.

O Manual de Aplicação da Marca do IFMS e os arquivos em formato vetorial contendo as corretas aplicações estão disponíveis no site institucional.

Entenda quem faz a gestão da marca – Essa é uma competência da Ascom (Assessoria de Comunicação Social), órgão de apoio da reitoria que orienta o uso correto da marca do IFMS e define a identidade visual da instituição.

Os profissionais da Ascom têm a função de atualizar o Manual de Aplicação da Marca do IFMS, mas não de avaliar materiais e peças produzidos por outros setores, servidores ou instituições que venham a utilizar a marca.

Quem pode usar a marca? – Todas as unidades do IFMS devem ser identificadas com a marca IF.

São consideradas unidades do IFMS:  a reitoria, campi, centros de referência e polos de educação a distância, de acordo com o disposto na Portaria MEC n° 1.291/2013, que estabelece diretrizes para a organização dos Institutos Federais.

No caso dos setores, a marca do IFMS deve ser utilizada como identificação visual. Considera-se setores ou estruturas organizacionais: pró-reitorias, diretorias sistêmicas, diretorias-gerais, diretorias de áreas, coordenações, secretarias, gabinetes, bibliotecas, assessorias, conselhos, colegiados, comitês, comissões permanentes, núcleos, órgãos de apoio, entre outros.

A fim de manter a padronização visual e reforçar a imagem institucional do IFMS, a Instrução de Serviço nº 05 veda a criação de marcas específicas para setores e demais estruturas organizacionais.

Cabe às unidades e aos setores observar as orientações relativas à aplicação da marca.

Eventos podem ter marcas próprias? Os eventos institucionais previstos em calendário podem ter marca específica, desde que a pró-reitoria responsável pela coordenação das atividades de forma sistêmica solicite essa demanda à Ascom previamente.

A identidade visual definida pela Ascom para o evento institucional deve ser utilizada pela pró-reitoria que o coordena e por todas as unidades do IFMS participantes.

Além da marca própria para o evento, as peças produzidas pela Ascom sempre terão a marca do IFMS.

Caso o campus organize um evento local, a solicitação da criação de marca e identidade visual deverá ser feita à Ascom pela Direção-Geral, ou a seu pedido, com antecedência de, no mínimo, 60 dias de sua realização.

As solicitações serão atendidas conforme a ordem de chegada, sendo que demandas consideradas urgentes pela Ascom terão prioridade.

Acesse os arquivos vetoriais da Marca do IFMS com a aplicação para cada campus

Marca do IFMS .eps | .pdf

Marca do IFMS - Campus Aquidauana .eps | .pdf