Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Quarto módulo debate concepções e desafios na avaliação da aprendizagem

Programa de Formação Continuada

Quarto módulo debate concepções e desafios na avaliação da aprendizagem

Palestra de abertura foi ministrada pela pedagoga do IFSC, Nilva Schroeder, com transmissão para todos os campi.
por Osvaldo Sato publicado: 30/11/2017 07h19 última modificação: 28/04/2018 09h44

Debater e refletir sobre as concepções e desafios na avaliação da aprendizagem. Esse foi o objetivo da palestra de abertura do quarto módulo do Programa de Formação Continuada para o Ensino em Educação Profissional, Científica e Tecnológica do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

A atividade foi realizada na tarde dessa quarta-feira, 29, na reitoria do IFMS, com a presença de cerca de 30 servidores, e transmitida por videoconferência para todos os campi da instituição. A ministrante foi a pedagoga do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Nilva Schroeder.

O reitor Luiz Simão Staszczak falou, de Aquidauana, a todos os servidores sobre a importância do tema.

"A avaliação é tema integrante das ações de permanência e êxito dos estudantes e esta é uma oportunidade para refletirmos sobre as múltiplas formas de avaliação e seus mecanismos didático-pedagógicos que poderão melhorar nossos indicadores", afirmou o reitor.

Na palestra, Nilva destacou que, como pano de fundo de toda a discussão, importa refletir sobre a visão que o servidor possui sobre a avaliação no processo pedagógico. "Sua visão de mundo ilumina sua visão sobre avaliação", disse.

Ela ressaltou, ainda, o caráter multifacetado da avaliação, e que o módulo do Programa de Formação proposto pelo IFMS irá se concentrar na avaliação da aprendizagem.

Ao final da palestra, Nilva explicou que os participantes serão expostos a conceitos de avaliação, assim como refletirão sobre sua função e desafios na educação profissional, científica e tecnológica.

Programa de Formação- É organizado pela Proen (Pró-Reitoria de Ensino), em parceria com a Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas).

Após cada palestra de abertura, são desenvolvidas atividades no AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) sob a supervisão de instrutores escolhidos por meio de processo seletivo. Os servidores poderão participar de fóruns, fazer a leitura de materiais complementares e assistir a vídeos sobre o tema em questão.

O módulo é composto por quatro unidades, sendo que cada uma deverá ter duração de duas semanas. As atividades na plataforma serão supervisionadas por instrutores.

Ao final das atividades, os servidores receberão certificado de conclusão, e também poderão confirmar interesse no módulo seguinte a ser ofertado.

Caso ainda sobrem vagas para as próximas etapas do programa, serão publicados novos editais de seleção.

MódulosObjetivos
I - Concepção dos Institutos Federais Conhecer a história da Rede Federal e a concepção dos Institutos Federais; entender a Educação Profissional e Tecnológica, seus níveis e modalidades de ensino.
II – Profissão docente  Analisar as questões da docência no IFMS relativas a ensino, pesquisa e extensão; compreender a gestão em sala de aula, do planejamento à avaliação.
III – Currículo Discutir currículo; concepção de homem e sociedade; conhecer as concepções e metodologias de ensino para educação profissional (interdisciplinaridade e transversalidade)
IV - Avaliação Discutir as concepções e instrumentos de avaliação; capacitar para elaborar/selecionar questões para ensinar e avaliar.
V - Práticas de ensino Conhecer e ampliar o repertório de práticas pedagógicas e metodologias ativas.
VI – Administração pública e Plano de Desenvolvimento Institucional Capacitar docentes para elaboração de compras de livros, materiais para laboratório e outros que atendam ao Projeto Pedagógico do Curso; capacitar para fazer Termo de Referência e especificação de compras; analisar e participar do desenvolvimento do planejamento estratégico para o IFMS, bem como seus regulamentos.