Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Que tal fazer um curso sobre propriedade intelectual?

Inovação Tecnológica

Que tal fazer um curso sobre propriedade intelectual?

Dois cursos gratuitos oferecidos a distância estão com inscrições abertas. São abordados temas como direitos autorais, patentes, marcas e tratados internacionais
por Juliana Aragão publicado: 18/04/2018 14h00 última modificação: 18/04/2018 14h00
IFMS

Docentes e técnicos-administrativos que fazem pesquisa no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e se interessam pelo tema propriedade intelectual podem se inscrever em cursos a distância oferecidos pela OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) e pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Curso Geral de Propriedade Intelectual abordará assuntos como direitos autorais, patentes, marcas, indicações geográficas, desenhos industriais, proteção de novas variedades vegetais/cultivares, concorrência desleal, informação  tecnológica, contratos de tecnologia e tratados internacionais. São oferecidas 2 mil vagas.

As inscrições devem ser feitas até 26 de abril. O primeiro passo é se cadastrar no Centro de Usuário da OMPI. Com o login e senha criados, o servidor poderá acessar a página da Academia para se inscrever no curso.

O curso será realizado de 2 de maio a 29 de junho, sendo que o exame final será aplicado entre os dias 24 e 26 de junho.

Aos concluintes da capacitação, que terá duração de 75 horas, serão emitidos certificados de conclusão que poderão ser utilizados pelos servidores técnicos-administrativos para solicitar a progressão à Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas). Saiba mais sobre esse assunto na página da Progressão por Capacitação.

A certificação deste curso também servirá de requisito para a realização de outras capacitações que serão oferecidas sobre temas como redação de patentes, busca de anterioridade, marcas e desenho industrial.

A coordenadora do NIT/IFMS (Núcleo de Inovação Tecnológica), Gabriela Rocha, explica por que capacitações como essas são importantes para os servidores que desenvolvem pesquisas.

"A propriedade intelectual está presente em nossas vidas, seja nas músicas que ouvimos ou nos programas de computador que utilizamos. Os cursos da OMPI e do INPI apresentam todas as classificações e possibilidades de proteção do conhecimento produzido, e podem servir de estímulo aos nossos servidores para que tenham um novo olhar sobre as pesquisas desenvolvidas", destacou.

Se preferir um curso mais rápido... - A outra capacitação a distância com inscrições abertas - Introdução ao Curso Inicial de Propriedade Intelectual, que trata dos mesmos temas - tem duração de apenas três horas.

As inscrições podem ser feitas até 30 de novembro. O servidor interessado também precisa, inicialmente, fazer o cadastro no Centro de Usuário da OMPI para, depois, se inscrever no curso desejado.

Não haverá emissão de certificado. Ao final, o inscrito deverá responder um questionário de autoavaliação do conhecimento obtido com a capacitação. Um dos pontos tratados é o retorno que a proteção do conhecimento garante.

"A propriedade intelectual permite que os autores e o IFMS tenham um retorno financeiro pelo esforço, tempo e recursos investidos no desenvolvimento da pesquisa. Além disso, a proteção enriquece o Currículo Lattes, tornando-se um diferencial em processos seletivos para ingresso em cursos de pós-graduação, por exemplo".

Mais informações sobre os cursos oferecidos podem ser obtidas junto ao NIT/IFMS, pelo e-mail .

Não esqueça de registrar sua capacitação! - Nós já explicamos aqui na Página do Servidor, mas vamos reforçar. A partir deste ano, quando o servidor do IFMS for fazer uma capacitação, seja presencial ou a distância, ele deverá obrigatoriamente informar à Digep por meio de formulário online.

Ou seja, se você for fazer uma dos cursos a distância sobre propriedade intelectual, não esqueça de fazer o registro. Saiba tudo sobre as mudanças relacionadas à capacitação!