Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Confira o cronograma do processo avaliativo no IFMS

Avaliação de Desempenho 2023

Confira o cronograma do processo avaliativo no IFMS

Avaliação tem início no dia 15 de fevereiro. Servidores devem ficar atentos aos prazos
por Laura Silveira publicado: 06/02/2024 10h07 última modificação: 06/02/2024 10h08

Está no ar a página da Avaliação de Desempenho 2023, processo anual que consiste na apreciação do desempenho de cada servidor em função das atividades que executa no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

"Os servidores devem observar os prazos,  em conformidade com o cronograma. Desta forma, serão evitados quaisquer prejuízos e os resultados contribuirão para o desenvolvimento profissional e para o crescimento e consolidação do IFMS", aponta o responsável pelo setor de Governança de Pessoal e Gestão de Pessoas, Sergio Pires.

A Avaliação é dividida em etapas, e tem início previsto para o dia 15 de fevereiro. Na primeira fase, chefias devem avaliar subordinados e o superior imediato.

Posteriormente, será a vez de servidores se autoavaliarem e avaliarem a chefia imediata, e então será aberto prazo para a autoavaliação das chefias. A Avaliação é finalizada com as reuniões de feedback.

"Os servidores devem observar atentamente os prazos determinados, com vistas à conclusão das etapas em conformidade com o cronograma estipulado. Desta forma, serão evitados quaisquer prejuízos às partes (servidores e instituição), e os resultados contribuirão sobremaneira para o desenvolvimento profissional de cada avaliado, bem como para o crescimento e consolidação do IFMS", aponta o responsável pelo setor de Governança de Pessoal e Gestão de Pessoas, Sergio Pires.

Confira na página da Avaliação de Desempenho 2023 o cronograma completo com todas as etapas do processo avaliativo e outras informações importantes!

Perfis - Participam do processo avaliativo, de uma forma geral, aqueles que tenham, no mínimo, oito meses de efetivo exercício no IFMS em 2023 e com, no máximo, duas faltas injustificadas por semestre no ano passado.

Realizada por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho, a avaliação divide os servidores em três perfis, com características específicas:

  • técnico-administrativo: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia;
  • docente: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata, é avaliado pela chefia; sua nota é 30% composta pela nota da Avaliação Docente pelo Discente; e
  • chefia: faz a autoavaliação, avalia a chefia imediata e é avaliado pela chefia e pelos membros de sua equipe.

Quem possuir pendências em avaliação de desempenho de anos anteriores deve procurar o setor de gestão de pessoas da respectiva unidade do IFMS durante o cronograma de realização da Avaliação de Desempenho 2023.

Importância - O responsável pelo setor de Governança de Pessoal e Gestão de Pessoas destaca a importância da Avaliação para o IFMS.

"É uma ferramenta de suma importância na gestão de pessoas porque permite a análise da performance dos colaboradores em consonância às metas e objetivos da organização, além de ser um instrumento útil para subsídio da progressão na carreira".

"É uma ferramenta de suma importância na gestão de pessoas porque permite a análise da performance dos colaboradores em consonância às metas e objetivos da organização, além de ser um instrumento útil para subsídio da progressão na carreira", destaca Pires.

Pires aponta outras contribuições que a Avaliação traz para a carreira dos docentes e técnicos-administrativos.

"A Avaliação de Desempenho também contribui com o desenvolvimento pessoal do servidor, a partir da devolutiva que o processo retribui ao desempenho individual do avaliado, visando sempre à melhoria da oferta dos serviços prestados à sociedade", finaliza.

Dúvidas? - Entre em contato com a Codev (Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida) pelo e-mail , se for servidor lotado na reitoria. Nos campi, é necessário procurar a Cogep (Coordenação de Gestão de Pessoas).

Você também pode acessar o FAQ sobre a Avaliação de Desempenho.

Acompanhe o cronograma e não deixe de participar!