Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival de Arte e Cultura terá fomento de até R$ 75 mil

Festival de Arte e Cultura terá fomento de até R$ 75 mil

Evento chega à sua terceira edição e será realizado de 20 a 26 de agosto. A previsão é de que todos os campi do IFMS submetam propostas para recebimento do auxílio financeiro.
por Osvaldo Sato publicado: 16/01/2018 09h12 última modificação: 16/01/2018 09h16

O Festival de Arte e Cultura do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) chega em 2018 à sua terceira edição, com previsão de realização em todos os campi da instituição.

Para fomentar o evento, foi publicado na Central de Seleção o Edital nº 002/2018, que visa à seleção de propostas e concessão de Auxílio Piepi (Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS).

O edital prevê a viabilização do total de R$ 75 mil em auxílio financeiro, valor que será dividido em até 10 auxílios de R$ 7.500 cada, para possível atendimento a todos os campi.

Neste ano, o Festival de Arte e Cultura será realizado na semana de 20 a 26 de agosto. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e promovido pelos campi do IFMS.

Submissões - Cada campus poderá apresentar apenas uma proposta, que deve ser cadastrada pelo respectivo coordenador no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) até 28 de fevereiro. Vale lembrar que o coordenador do evento deve ser servidor efetivo do IFMS.

A equipe de trabalho deverá possuir, no mínimo, um estudante de cursos técnicos de nível médio e/ou superior como membro, com plano de trabalho previamente definido.

As propostas podem conter ações de cunho cultural e articuladas à memória e patrimônio, memória social, folclore, artesanato e tradições culturais, e cultura afro-brasileira e indígena. Poderão ainda promover produções culturais e artísticas que compreendam as manifestações populares e eruditas, que façam uso de linguagens como artes cênicas, audiovisual, música, literatura, artes visuais, dança e design.

Em março, cada campus emitirá parecer técnico sobre sua respectiva proposta, por meio da Direção de Ensino (Diren) e Diretoria de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais (Direr). As propostas também serão analisadas por avaliadores do IFMS, considerando critérios como relevância, caráter extensionista, planejamento, integração, composição da equipe, orçamento, viabilidade e detalhamento do cronograma.

Os resultados preliminar e final estão previstos para 12 e 16 de março, respectivamente.

Informações sobre a seleção podem ser obtidas pelo e-mail direx@ifms.edu.br ou telefone (67) 3378-9589.

Festival - O evento foi promovido pela primeira vez em 2016, nos municípios de Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã. Na segunda edição, em 2017, além destes locais, o Campus Aquidauana também realizou o evento de extensão.

A participação da comunidade local marca o Festival, que promove manifestações artístico-culturais diversas, no teatro, música, dança, artes plásticas, literatura, design, audiovisual, oficinas de temas diversos, entre outras. Todas as atividades são gratuitas.