Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Módulo contribui para participação na elaboração do PDI

Programa de Formação Continuada

Módulo contribui para participação na elaboração do PDI

Programa de Formação Continuada tem como tema a Administração Pública e Plano de Desenvolvimento Institucional.
por Osvaldo Sato publicado: 04/05/2018 08h58 última modificação: 04/05/2018 08h58

"Quanto mais o servidor entender o que é o Plano de Desenvolvimento Institucional e, principalmente, qual seu papel dentro da instituição, melhor ele vai poder contribuir com a instituição e com a elaboração do documento". Assim explicou o professor Andrei Cavalheiro quanto à importância dos servidores participarem do processo de elaboração do PDI 2019-2023, lançado na semana passada no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

A palestra, proferida nesta quarta-feira, 2, por Andrei - que é pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) -abriu , o quinto módulo do Programa de Formação Continuada do IFMS, com o tema "Administração Pública e Plano de Desenvolvimento Institucional". A atividade foi transmitida da reitoria a todos os campi por meio de videoconferência.

Cerca de 250 servidores estão inscritos no módulo que conta com atividades desenvolvidas à distância, por meio do AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem). A temática coincide com o atual processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) do IFMS.

O pró-reitor de ensino, Delmir Felipe, explica que desde o lançamento do Programa de Formação já havia a intenção de que o módulo fosse ofertado à mesma época do próprio lançamento do PDI.

"O planejamento do Programa de Formação visa trabalhar os módulos nos momentos mais oportunos, de modo a fortalecer o IFMS enquanto rede, em suas ações sistêmicas, também para que o servidor entenda melhor sua participação de forma abrangente", destacou o pró-reitor.

"O planejamento do Programa de Formação visa trabalhar os módulos nos momentos mais oportunos, de modo a fortalecer o IFMS enquanto rede, em suas ações sistêmicas, também para que o servidor entenda melhor sua participação de forma abrangente", destacou o pró-reitor de ensino, Delmir Felipe.

O professor Andrei também ressaltou a importância da participação dos servidores na elaboração do documento.

"Fazer parte da elaboração do PDI é importante pois cria um compromisso, quase que inconsciente, com sua execução posterior, pois o servidor se faz partícipe do processo, é um pouco pai da criança, e quando se é pai, se cuida melhor", afirmou.

Conteúdo - A palestra foi dividida em quatro tópicos principais: Princípios da Administração Pública e Gestão Democrática na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico Institucional e Gestão Administrativa na EPT.

Quanto aos princípios da administração pública, o foco esteve no princípio da eficiência ou, nas palavras do professor, "fazer mais e melhor com menos". Para isso, é necessário governança e gestão, conceitos que foram em seguida expostos.

Quanto ao PDI e PPI (Projeto Pedagógico Institucional), foram conceituados e apresentados em suas definições, legislação e importância para a instituição. Por fim, a gestão administrativa foi abordada quanto aos processos necessários para que se cumpra a missão da instituição. Tais processos envolvem os macroprocessos gerenciais, finalísticos e os de suporte.

No decorrer do módulo, todos os temas serão aprofundados por meio de vídeo-aulas e atividades que serão propostas aos inscritos no curso pelo AVEA. Já a íntegra da palestra de abertura do módulo foi disponibilizada online pelo professor.

Programa - É organizado pela Proen (Pró-Reitoria de Ensino) em parceria com a Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas).

É dividido em seis módulos, de 40 horas cada. As primeiras etapas trataram dos temas: concepção dos institutos federais, profissão docente, currículo e avaliação. O sexto e último módulo irá abordar práticas de ensino.

Após cada palestra de abertura, são desenvolvidas atividades no Avea sob a supervisão de instrutores. Os servidores podem participar de fóruns, fazer a leitura de materiais complementares e assistir a vídeos sobre o tema em questão.

Cada módulo é composto por quatro unidades, sendo que cada uma deverá ter duração de duas semanas. Ao final das atividades, os servidores receberão certificado de conclusão.

Participe do PDI - Lançado no último dia 26, o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS 2019-2023 inclui diversas etapas de participação social, em que as comunidades interna e externa poderão ajudar a instituição a planejar suas metas e objetivos.

Nessa quinta-feira, 3, foi aberto o período de revisão da Missão, Visão e Valores, na qual qualquer cidadão pode participar da consulta pública e contribuir com suas ideias. O prazo final para participação nesta etapa é 11 de maio. A partir daí, as sugestões serão selecionadas pela subcomissão responsável pela revisão e submetidas à aprovação do Codir (Colégio de Dirigentes).

As sugestões aprovadas pelo Codir serão submetidas à consulta pública juntamente com a Missão, Visão e Valores atuais. Será utilizada a escala Likert, na qual o votante poderá classificar cada sugestão com nível de 1 até 5. Esta etapa será realizada de 17 a 24 de maio.

Estão previstas ainda audiências públicas, envio de sugestões por meio digital (O IFMS que você quer) e consulta pública à minuta do documento.

Todas as informações sobre o processo de elaboração do PDI 2019-2023 estão no i-Cidadania, espaço disponibilizado no site institucional e voltado exclusivamente à participação social no IFMS.